-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

As Noites Escuras do Caminho -Parte 14





PARTE 14

Noite escura do Espirito

Purificação activa da Vontade



Metodos de mortificar a Vontade pela Caridade segundo S. João da Cruz




A Vontade tem de ser mortificada porquê ?

Porque a nossa vontade tende a se agarrar ás coisas do mundo e ás criaturas e assim nos afastamos de Deus ( ou seja, da nossa própria essência ) em vez de nos unirmos a Ele , que é a única missão do homem na terra.

Purificámos o Entendimento pela Fé = Certeza que essa missão é o nosso destino , mortificámos a Memória esquecendo as nossas quedas passadas e tendo a Esperança de que o Caminho é ‘ levantar das quedas e seguir de novo em frente ‘ e agora há que purificar a Vontade que nos mantém ligados ao mundo e ás criaturas.

A vontade controla as nossas paixões e apetites e tanto as pode aproximar ( neste caso estão ordenadas ) como afastar de Deus ( neste caso estão desordenadas ) e por isso a importância de a mantermos controlada com rédea curta e usarmos dos meios ao nosso alcance (pela Caridade, como se explica mais abaixo) para a levarmos para o Caminho certo e mantermos essas paixões e apetites ordenados e não para nos deixarmos nos levar por ela para caminhos incertos e de perdição onde ficamos escravos das paixões e apetites desordenados .

Quando estão ordenadas desenvolvem-se Virtudes , quando estão desordenadas criam-se vicíos e imperfeições .

Porque se tem de purificar pela Caridade ?

Aqui a palavra Caridade significa não uma atitude beata , uma atitude meramente solidária para com os outros que hoje se encontra nas instituições de solidariedade social , no voluntariado social e na esmola à saida da igreja , mas sim uma atitude de nos negarmos a nós proprios no sentido egocêntrico , de nos considerarmos como irrelevantes neste mundo e assim de nos desligarmos das tentações da ‘carne‘ e nos voltarmos para o espirito puro que somos interiormente .

Praticar a Caridade , o Amor de Deus é ‘Fazer a Vontade de Deus e não a nossa ‘ , não é um amor afectivo a Deus e aos outros apenas , é mais um Amor activo no sentido de nos dispormos a que Deus faça a Sua vontade criativa através de nós e nós co-operarmos com Ele nessa criação e para atingir esse objectivo há que purificar a nossa vontade que por ela , ‘puxada pelo demonio ‘ andava no mundo apenas agarrada às coisas e às criaturas e não cooperava com Deus .

Deus criou o mundo e continua a criar com uma energia que é a Sua Vontade , essa criação é um fluir onde o homem se deve integrar , pois foi criado para isso e daí o significado de termos de regressar a Casa pelo Caminho inverso á nossa queda no mundo material .

O homem que tem consciência que o seu lugar verdadeiro não é na terra mas é junto ao Pai cooperando na criação tem de se ‘desgrudar ‘ das coisas e do mundo (daí as diversas técnicas religiosas –iniciáticas por todo o mundo ) , resistir às tentações do demónio e a pouco e pouco ir fazendo a Vontade de Deus assim regressando a Casa para ocupar o seu lugar junto ao Pai que para isso o criou .

Libertar-se das influencias ( apreensões ) sobre a Vontade

As influencias sobre a Vontade são as paixões ou afeições e os apetittes .

As paixões ou afeições são de 4 tipos ( gozo, esperança, dor e temor ) que estão interligados ou seja , para onde for um vão os outros , se um aumenta também aumentam os restantes, se um diminui também diminuem os outros .

Quem se liberta destas paixões tem a Liberdade de espirito para fazer crescer as Virtudes tão necessárias ao Caminho .

‘Se queres paz e tranquilidade para o teu espirito avançar na Sabedoria tens de apartar de ti os gozos , as esperanças , as dores e os temores ‘ .

Sem afeições és Livre de espirito ,tens mais clareza na razão e no juizo das coisas ‘ .

Não tendo nuvens pelo meio conseguimos penetrar a verdade e o valor das coisas na sua verdadeira essência.

‘ Sem apegos ás coisas consegues vê-las com mais clareza , comprendê-las com mais verdade ‘.

Mesmo ao espirito que não procura Deus este desapego tem muito valor pois consegue ver o mundo com os olhos da realidade e não da paixão.

Como disse S.Paulo
Quem não tiver afeições ás coisas no coração , tem essas mesmas coisas em inteira liberdade e deixa o coração livre para Deus ‘ .

Sem comentários:

Enviar um comentário