-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

As Noites Escuras do Caminho -Parte 4




PARTE 4

A Noite dos Principiantes


As etapas das Noites escuras activas dos Principiantes


Primeiro vão ter que passar pela noite da «negação dos apetites ou mortificação dos sentidos».

Depois de passarem pela noite dos sentidos, vão ter que passar pela noite ou purgação do espírito ( ou seja , do 'entendimento', por 'memória', e por 'vontade' ) .


Só depois de compreenderem/sentirem bem dentro deles o que é cada uma destas faculdades ou potências (é assim que se chamam) do espírito, e qual é a diferença entre elas, é que podem começar a atuar em cada uma delas.

Então vão mortificar o 'entendimento' pela Fé como instrumento .

Vão mortificar a 'memória' pela Esperança como instrumento.

E vão mortificar a 'vontade' pela Caridade/Amor como instrumento .


As 3 Potencias e as 3 Virtudes

As 3 Potências da alma , Entendimento , Memoria e Vontade são colocadas no vazio e em escuridão pelas suas 3 Virtudes respectivas , Fé , Esperança e Caridade ( Amor ) .

A Fé esvazia o Entendimento , pois torna claro o que o Entendimento não alcança .

A Esperança coloca a Memória no vazio, causando o vácuo quando fala do que não se tem , do que não se possui e não do que se tem ou possui pela Memoria .

A Caridade esvazia a Vontade , pois nos obriga a amar Deus acima de todas as coisas.


Esquematizando:

Os Principiantes têm que passar por duas "Noites escuras ativas".


1) Primeiro, pela "Noite escura dos sentidos" que é constituida pela "Purificação ativa dos sentidos".


2) Depois, pela "Noite escura do espírito" que é constituida pela "Purificação ativa do entendimento", pela "Purificação ativa da memória", e pela "Purificação ativa da vontade".


Noite escura dos sentidos

Purificação activa dos Sentidos

Porque se tem de mortificar os sentidos ?

Porque os sentidos nos ligam ao mundo e sem nos desligarmos do mundo pela mortificação não caminhamos no Caminho para Deus .

E como se disse acima , o que precisamos é mortficar o apetite pelos sentidos não os sentidos per si .

Métodos de mortificar os sentidos segundo S. João da Cruz

1) Tenha como referencia o desejo de imitar a vida de Cristo .

2) Renuncie a qualquer gosto que lhe pareça nada ter a ver com o exemplo de Cristo , seja no ouvir , no ver , no comer ,etc .

3) Para mortificar e apaziguar as 4 paixoes naturais , que são gozo, esperança, temor e dor , procure sempre inclinar-se não ao mais fácil mas ao mais dificil , não ao mais saboroso mas ao mais insipido , não ao mais gostoso mas antes ao que dá menos gosto , não ao que é descanso mas ao que é trabalhoso , não ao que é consolo mas ao que é desconsolo , não ao que brilha no alto mas ao que jaz cinzento a nossos pés, não em querer muito algo mas apenas em aceitar o que recebe mesmo se nada , não andar buscando o melhor das coisas temporais , senão o pior e ser enfim simples , nu ( desprendido ) e vazio em relação a tudo no mundo.

4) Para mortificar a concupisciencia da carne ,dos olhos e da vida , procure trabalhar e falar em seu desprezo assim como se julgar pequeno perante tudo.

Quem pequeno se julga a si ,grande é perante Deus .

5) Procure proceder nestas obras de coração e ajustar a vontade nelas, porque terá resultados desse proceder que se tornará ordeiro e discreto ( com a prática persistente passaremos a proceder , de forma automática sem analise ou determinação prévia , o que permite dar novos rumos á nossa energia ) .

Em resumo , é preciso ter a ‘casa ‘ dos sentidos ‘sossegada‘ (dominada,mortificada) para se poder ‘sair sem ser notada ‘ ( passar à proxima fase das Noites ) , para não fazerem guerra ao Espirito e sair a alma em verdadeira liberdade para poder trabalhar nas mortificações que se seguem .

Sem comentários:

Enviar um comentário