-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

As Noites Escuras do Caminho -Parte 3


Parte 3

As Etapas das Noites segundo S. João da Cruz


Para São João da Cruz as Noites têm três níveis ou etapas :


1) Principiante ou Via Purgativa


2) Proficiente ou Via Iluminativa


3) Perfeito ou Via Unitiva .


Os Principiantes meditam no caminho espiritual , no caso dos católicos, 'meditar' significa fazer 'exercícios espirituais' .


Os Proficientes contemplam , deixam de fazer 'exercícios', passam apenas a 'contemplar' .


Os Perfeitos unem-se com Deus , deixam de contemplar porque como estão unidos com Deus, já não conseguem 'ver' Deus..

Cada um destes niveis (exercícios, contemplação e união) compreende um conjunto de técnicas que são específicas de cada nivel .


Vamos analisar cada nivel e sua tecnicas especificas , aqui chamadas de ‘mortificações‘.


Antes porém , convém explicar a base onde assentam estes métodos ou técnicas .


Para S. João da Cruz o homem é composto por 2 partes : Corpo e Alma.


Corpo = 5 sentidos ( ouvir, ver, cheirar, gostar e sentir) .


Alma tem uma zona inferior ligada aos apetites dos sentidos e uma zona superior que é o Espirito ( zona da alma mais perto de Deus e composta por entendimento , memória e vontade ) .


O 'entendimento' é a 'razão', é a 'mente discursiva'. É o 'pensamento'.


A 'memória' é a recordação das coisas passadas.


A 'vontade' é aquilo que dirige a alma num sentido ou noutro. É o 'querer'. Expressa-se através de 'atos da vontade'



Os 'sentidos' fazem parte do corpo. Mas os 'apetites dos sentidos' fazem parte da alma.
De certa forma pode-se dizer que os 'apetites dos sentidos' são a parte 'inferior' da alma.

São a parte da alma que está mais próxima do corpo .

Cada um dos 'sentidos' tem de ser 'mortificado' ao seu modo.
Mas o que se pretende 'mortificar' não são os sentidos em si , não é o ver, mas sim o 'apetite de ver' .


Ou seja: não é preciso 'não ter as coisas', porque as coisas não ocupam a alma, nem causam dano à alma.


O que é preciso é não ter 'gosto' ou 'apetite' nas coisas.

Porque é a «vontade e o apetite» das coisas que ocupam o interior da alma e causam dano à alma.


Os apetites quando se executam podem parecer doces e bons, mas depois sente-se o seu efeito amargo , que aqueles que se deixam levar podem avaliar bem , excepto aqueles tão cegos e insensiveis que o não sentem , porque como não andam em Deus , não chegam sequer a ver o que os impede de Deus .

Sem comentários:

Enviar um comentário