-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

domingo, 11 de julho de 2010

As Noites Escuras do Caminho -Parte 2


PARTE 2

Quem entra no Caminho das Noites ?


Quem já não dá valor ás satisfações humanas do mundo e em quem ainda permanece um Desejo forte por Algo mais.

Não quem aceita e se resigna ,por negligència ou realismo, com a sua situação ,quem está indiferente ou anestesiado de tal modo pela rotina da vida que não deixa lugar para o imprevisto.

É preciso espirito de Aventura na busca de Deus .

Apenas o sofrimento produzido pelo Desejo e por um sentimento de falta absoluta por Deus, podem abrir as portas das Noites .


Aceitar entrar é uma questão de confiança nesse Desejo , pois nada mais temos que nos guie .

Percorrer as Noites não é uma punição , é um Desejo que nos puxa para fazermos um Homem novo independente do mundo e das suas ilusões.
Existe aqui um apelo à mudança , doloroso no começo mas frutificante quando , mesmo cansados , sentimos estar no caminho certo.

-- Como descobrir coisas novas se não se sai da casa velha ?

-- Como descobrir novos sabores senão variando os pratos habituais ?


A parabola do País desconhecido

S. João da Cruz usa esta parabola com frequencia para explicar o que se vai passar com quem entra nas Noites.

Quando vamos a um pais desconhecido , as nossas coordenadas e referencias mentais não funcionam ,pois lá as referencias são outras , que nós desconhecemos.
Para não nos perdermos e nos orientarmos precisamos de um guia local que conheça as particularidades desse local e que as ‘traduza’ para nós.
Assim é a alma que começa , o ‘país’ de Deus é tão diferente do nosso , que precisamos mesmo de um guia de confiança , esse guia começa por ser a nossa Fé no nosso Desejo de Algo mais e mais tarde , esse guia passa a ser Deus .
Para nos adaptarmos temos de ‘limpar’ os nossos preconceitos , ‘purgar’ as nossas imperfeições erradas , processos dificeis e dolorosos , mas essenciais para avançar.

Quando se fala do sofrimento pelo Fogo é disto que se fala , de ‘queimar’ a nossa escória mundana para estarmos ‘livres’( vazios ) para receber as ‘instruções ‘ do nosso guia do país desconhecido , sem as quais , nunca nos poderiamos sentir de novo em Casa.


Qual é a função espiritual das Noites ?


É, através de processos e técnicas de purificação , fazer uma ‘ limpeza’ , uma purificação da nossa ‘escória ‘ interior , abandonar a nossa vontade propria , o nosso ‘grudar ‘ ao mundo e aos outros e contribuir para esvaziar o nosso Eu de tudo o que seja exterior e do mundo de modo a fazermos em nós o Vazio onde a Fé possa crescer e Deus aí se instalar para finalmente sermos Um com Ele e Ele realizar em nós a sua Obra .

Que seja feita a Tua Vontade e não a minha ‘ .

A presença de Deus é insuportável para o homem , quem quer ‘ver’ Deus tem de ‘morrer ‘ .

Para isso Deus prepara o terreno ao caminhante com etapas e doses intermedias para o ir habituando aos gradientes dessa Luz divina que vai aumentando à medida das capacidades adquiridas pelo caminhante para a suportar .

Como diz S.João da Cruz : A Noite é o Abismo que nos separa de Deus .

Ora , iniciar o Caminho para o Abismo não é fácil nem indolor , a voz do mundo nos diz ‘ para não ir por aí ‘ , para não cedermos ao desconhecido , ás dores inerentes , quando estamos ‘ tão confortáveis no mundo ‘ .

Esta voz do mundo ( do diabo ? ) esquece-se de uma coisa fundamental,que o Essencial do homem é Deus e que esse Reencontro interor só pode ser realizado fazendo a ponte e atravessando esse Abismo , essa Noite que é uma consequencia incontornável da nossa intenção e desejo pelo Pai criador que está ansioso de Amor e à espera do Seu filho que saiu de Casa .

Ao atravessar esse Abismo , existem muitas duvidas e angustias :

--- Qual é a Tua finalidade ao me torturares assim ?
--- Como continuar a falar com quem não responde ?


Que tipo de Noites existem ?

Para S..João da Cruz existem as noites activas ( o homem procura Deus) e as passivas ( Deus coopera com o homem ) .

Nas Noites activas ,o actor aqui é o homem que busca Deus , numa busca que se segue às angustias e sofrimento iniciais , resultantes de ‘noites humanas’ ( crises e antecedentes involuntários da vida ) .

Apesar de existir durante o caminho pelas Noites uma dualidade negativa ( angustias,desespero, solidão extrema e sofrimento ) e positiva ( apoio de Deus a quem caminha ) , no inicio predomina a parte negativa .

Ouçamos S. João da Cruz :

’As Noites que são portadoras de angustia , tornam-se cúmplices ,as suas tenebras iniciais não fazem medo, oferecem protecção e refúgio posterior ao Caminhante que as consegue iluminar com o Amor pelo Pai e o Desejo do regresso a Casa’’.

Quem começa o Caminho de inicio , só encontra a faceta tenebrosa das noites mas deve persistir no abandono da sua vontade própria e do seu ego , até , chegada a ’hora’ , poder ver a outra faceta das Noites que se ilumina e se torna parte integrante do Caminho.

De incio pensamos que Deus nos abandonou mas Ele nunca nos abandonou , nós é que não O vemos, temos um véu que nos tapa a vista Dele , o véu da nossa vontade própria e do mundo , Ele virá se mostrar no Seu Esplendor se nós estivermos vazios de nós próprios e do mundo quando chegamos mais á frente nas etapas do Caminho .

Sem comentários:

Enviar um comentário