-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

As Noites Escuras do Caminho -Parte 1



Parte 1

O Caminho e as suas Noites


Durante a vida somos confrontados continuamente com o mundo exterior que nos envia problemas ( doenças , conflitos pessoais e profissionais , desemprego ,etc ) que não controlamos minimamente e que nos marcam irreversivelmente e ,por vezes , damos connosco a pensar se existe um Deus justo e que definição de justiça é essa.
Quando tudo corre bem , pensamos que Deus nos ama e que a vida é um rio tranquilo .
À menor contrariedade , julgamo-nos abandonados e em àguas turbulentas.

Esta dialética que confronta aquele que pensa e se debruça sobre a sua vida e o seu destino constituem os dilemas iniciais com as primeiras duvidas , as primeiras incertezas que criam as primeiras angustias , os primeiros sofrimentos de quem procura o seu caminho ainda sem C grande .

Todos desejamos alcançar o nosso objectivo , o nosso destino sem ter de passar por continuas angustias e sofrimentos , chegar a Deus saltando as etapas do Caminho sem passar pelas suas Noites.

O problema aqui é que na vida nada se pode fazer aos saltos com atalhos evolutivos , todo o fim tem um caminho e o caminho suas etapas que dele fazem parte integrante .
Daí a necessidade das Noites escuras do Caminho ,como todas as religiões o confirmam.
Na tradição cristã temos as Noites de Santa Teresa Avila ( que refere mais as alegrias alcançadas no Caminho que as Noites que passou durante o mesmo ) e sobretudo de S. João da Cruz .

É importante salientar que as Noites não são uma fatalidade , são apenas a consequencia de uma decisão da pessoa que acredita que é preciso regressar a Casa do Pai para realizar o seu Destino.

Também é importante saber que as Noites não significam necessáriamente ‘ausencia de luz ’ mas podem ser ‘excesso de luz’ e quem não está preparado para olhar o ‘ Sol de frente ‘ fica cego e só vê tenebras , daí a necessidade de , ao atravessar as Noites , nos prepararmos para ‘olhar de frente ‘ usando os metodos e a pratica descritos nos proximos capitulos .

Sem comentários:

Enviar um comentário