-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Porque se inicia o Caminho de Casa ?



O CLICK PARA O CAMINHO

Existem diversas circunstancias que podem dar o inicio ao processo de evolução espiritual.

A quem nada aconteceu nas suas vidas de ‘anormal ‘ continua a viver na terra, como se nada mais existisse, e quando morre...... já estava morto.

‘Anormal’ pode vir por Graça ou Dom (acordar de manhã com uma nitida ‘sensação’ que existe algo mais além do materialismo actual e que é preciso ir nesse sentido e mudar a nossa vida), pode vir de problemas graves de saúde, encontros com pessoas 'especiais' ou livros de Sabedoria espiritual, conflitos familiares ou acidentes inesperados que provocam uma paragem do ritmo normal, um sofrimento inesperado e uma atenção focada nas razões do que aconteceu e dar-se aí um ‘click ‘ que mudará o futuro dessa pessoa.

Quem teve o ‘click ‘ e percebeu um dia que existe algo mais para além do visivel material, uma razão de estarmos aqui na terra sem ser para procriar e consumir, será dificil esquecer essa factor por muitos anos que viva e mesmo que não tenha avançado muito no Caminho, fica o ‘bichinho ‘sempre a ‘roer por dentro’ e mesmo se esquecido pela pessoa por longo tempo, pode saltar de novo em qualquer momento e de novo motivar a pessoa para avançar.

Esse ‘bichinho‘ faz lembrar a frase de Cristo no Evangelho de S. Tomé :

Jesus disse :
Aquele que procura não deixa de procurar até encontrar e quando encontrar ficará perturbado e estando perturbado ficará maravilhado e reinará e será Um com o todo.

Claro que daqueles que possam ter esse ‘click’, só poucos avançam e menos ainda perseveram até morrer, pois o caminho é dificil e doloroso tal como refere a tradição Hindu quando fala da Energia Vital , do Kundalini :





A subida do Kundalini pela espiral medula é lenta e dificil e a passagem da serpente ignea (Energia vital) de uma vértebra para a outra implica provas terriveis, espantosos sacrificios e supremas mortificações , pois não devemos matar apenas o desejo como a própria sombra do desejo.


Pior é não ser despertado algum dia para o Caminho, como diz o nosso Fernando Pessoa :

Triste de quem vive feliz em casa, contente com o seu lar, sem que um sonho, um erguer de asa, faça até mais rubra a brasa da lareira a abandonar.
Triste de quem é feliz ! Vive porque a vida dura.
Nada na alma lhe diz mais que a lição de raiz – ter por vida a sepultura.
Ser descontente é ser homem.
Que as forças cegas se domem com a visão que a alma tem.

Já Teixeira de Pascoaes dizia :  Ó lares apagados, ai de vós !!

 
Como dizia um outro mestre pagão :

Que mais há a fazer aqui na Terra, desde que nascemos, senão perceber as ilusões e o pouco valor do mundo e encontrar o grande valor que temos dentro de nós , só à espera de ser 'descoberto' e activado para se iniciar o Caminho da nossa Casa original ?

Mais nada de facto, frase simples mas que implica muito estudo, trabalho, perseverança, purificação e abandono do nosso ego e da nossa vontade própria para sermos apenas aquilo que realmente somos, Seres criados à imagem e semelhança de Deus e que com Ele devem co-operar.


1 comentário:

  1. Eu acredito (podendo estar enganado ) que sem a graça de Deus vivemos prisioneiros das ilusões do Mundo. Mas pergunto mil vezes a mim mesmo o que fazer para me manter na Sua graça? O que fazer para esmagar, matar, esse monstro que se chama Ego?

    ResponderEliminar