-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Caminho faz-se sózinho ou em colectivo ?





A solidão do Caminho

O que é o colectivo ?

São tudo o tipo de igrejas , seitas , grupos , associações , sociedades que pretendem , ou dizem pretender, promover a evolução espiritual do ser humano .



Porque é que o colectivo não é adequado ao Caminho ?

Qualquer que seja o Colectivo, este forma uma entidade colectiva chamada Egrégora ou alma-grupo que concentra as energias de todos os membros e as dirige para os objectivos do colectivo .

Qual o problema então ?

O problema é que cada pessoa é um ‘caso’ , como se diz, e é impossivel manter uma sintonia energética entre diversas pessoas por muito tempo, mesmo que estejam imbuídas do mesmo espirito e objectivo .

Basta haver alguém que não cumpra as regras, que alguém saia fora do espirito inicial para se destruir toda a egrégora de grupo e deitar por terra todos os avanços conseguidos pelos esforços e trabalhos realizados .

O Caminho pode ter alguma fase mais inicial feita em algum colectivo sério , como aprendizagem base e activadora do seu esforço individual futuro, mas as fases mais importantes são obrigatóriamente feitas na solidão individual .

Pior ainda, é essa alma grupo resvalar para outros ‘caminhos’ menos espirituais e poder destruir mesmo o potencial de evolução espiritual futura dos seus membros mesmo em via individual pelos ‘residuos’ negativos que ficaram nas suas personalidades .

Os ‘alunos’ de um colectivo, evoluindo espiritualmente dentro de uma egrégora, até podem avançar com alguma rapidez no Caminho, se o ensino for sério, mas caso fiquem ‘órfãos’ desse colectivo (por extinção ou desagregação do mesmo) sentem-se paralizados e sem forças para prosseguir no caminho, pois falta-lhes a protecção do colectivo e sózinhos nunca fizeram nada .

Outro perigo dos colectivos é serem formados inicialmente por pessoa(s) que ‘alimentam’ energéticamente essa egrégora,que fica assim muito focada e por assim dizer ‘controlada’ por quem a fundou e por aí haver o perigo de a conduzir a caminhos diferentes dos originais ( tipo messiânicos ou fundamentalistas ) em prejuizo da evolução espiritual (que pode se tornar regressão em vez de progressão) dos seus membros .

Há mesmo quem diga que os colectivos são mais um aconchego de 'cegos' que se sentem assim mais amparados, embora possam ir enganados .

Por isso, o Caminho é cada um fazer a sua propria egrégora dentro de si e partir à busca da sua Casa Paterna .


O que não impede a pessoa no Caminho individual de ser guiada-orientada por alguém mais avançado e que, sem alguma interfêrencia no individual, possa dar pistas e conselhos utéis para o seu ‘aluno’ que ele aproveite para ‘desbloquear’ certas partes do Caminho.

Mesmo os grandes Mestres da humanidade como Cristo nunca foram ajudados pelas pessoas que lhes estavam mais próximas.
Foram sempre ajudados por estranhos que por acaso passavam pelo caminho.
Quando Cristo seguia a sua Via Sacra, foi um tal Simão de Sirene que o ajudou a carregar a cruz, não foi nenhum dos seus discípulos, nem tão pouco o Pai, que segundo o próprio Cristo, já o tinha abandonado juntamente com os seus discípulos.

É sempre melhor ir de olhos abertos sózinho para algum lado que de olhos fechados em colectivo para lado nenhum .

Já Texeira de Pascoaes dizia :

O erro é sermos mais altruistas que 'egoistas', pois é em nós que devemos amar verdadeiramente o proximo .
Se todos os homens se tivessem amado primeiro a si proprios em vez de terem amado os outros , a Humanidade seria hoje mais feliz.


No fundo é a eterna máxima : Conhece-te a ti proprio antes de mais !!!

É muito duro mas vale a pena !!!

Como diz Luis de Camões :

Quem quer passar além do Bojador tem de passar além da dor .


Quando estamos sós face a Deus , estamos mais perto dos outros !!



3 comentários:

  1. Saudações,
    Votos de um abençoado rumo "A Caminho de Casa", pleno de "companhia" de Deus.
    Melhores cumprimentos,
    Nuno Almeida

    ResponderEliminar
  2. Concordo totalmente com o texto. Integralmente.

    ResponderEliminar
  3. Como seria doce e consolador encontrar um mestre...o monstro que habita em nós engana-nos a cada hora que passa.Somos uma presa tão fácil de nós mesmos...

    ResponderEliminar