-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Irmão Lawrence - Parte 1




IRMÃO LAWRENCE

Introdução


Irmão Lawrence nasceu Nicholas Herman em 1610 em Hériménil, Lorraine, um Ducado da França. Participou na Guerra dos Trinta Anos, na qual lutou como um jovem soldado.
Também foi na guerra na qual ele sofreu uma lesão quase fatal para o seu nervo ciático. A lesão o deixou bastante abalado e em dor crônica para o resto da vida.

Ele foi educado em casa pelo seu pároco, cujo primeiro nome era Lawrence, e que era muito admirado pelo jovem Nicholas. Desde tenra idade, foi atraído para uma vida espiritual de fé e amor a Deus.

Nos anos entre o fim abrupto de seus deveres como um soldado e sua entrada na vida monástica, ele passou um período de tempo na vida selvagem, como os padres do deserto muitos anos antes.

Na meia-idade entrou para um mosteiro em Paris, onde se tornou cozinheiro para a comunidade que cresceu para mais de cem membros. Depois de quinze anos, as suas funções foram transferidas para a oficina das sandálias, mas, mesmo assim, muitas vezes ele voltou para a cozinha para ajudar.

Irmão Lawrence, descobriu, uma forma pura e simples de andar continuamente na presença de Deus.
Durante cerca de quarenta anos, ele viveu e andou com o Pai Nosso ao seu lado.

Um homem gentil de espírito alegre, o Irmão Lawrence evitava os holofotes e a atenção, sabendo que a distracção exterior "estraga tudo".

Foi só após a sua morte que algumas de suas cartas foram recolhidas e publicadas .

Uma publicação, que ele intitulou "A Prática da Presença de Deus", incluia o conteúdo de quatro conversas entre ele e o Padre Beaufort , conselheiro do bispo de Paris .

Neste pequeno livro, através de cartas e conversas, o irmão Lawrence simplesmente e maravilhosamente explica como andar continuamente com Deus - não com a cabeça, mas com o coração.

Irmão Lawrence deixou-nos o metodo de como adoptar um modo de vida para quem pretende conhecer a paz e a presença de Deus, que qualquer pessoa, independentemente de idade ou circunstância, pode praticar em qualquer lugar e a qualquer hora.
Irmão Lawrence também nos deixou o dom de uma abordagem direta para viver na presença de Deus que hoje é tão prática como era há trezentos anos.

Irmão Lawrence morreu em 1691, tendo exercido a presença de Deus durante quarenta anos. Sua morte foi muito tranquila como a sua vida monástica, onde a cada dia e cada hora era um novo começo e um novo compromisso de amar a Deus com todo seu coração.

Vamos seguir as suas 4 conversas e aprender com o seu metodo de trabalho para as almas que procuram o Caminho de Casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário