-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

A Genese segundo Jacob Boheme - 17

A Ascenção - Ilustração de Gustavo Doré



PARTE 17


Cristo exaltado


O Salvador ergueu-se do túmulo

O Salvador ressuscitou dos mortos, à meia-noite, num corpo paradisíaco, no qual o Seu corpo terrestre tinha estado envolvido , mas Ele foi capaz de manifestá-lo aos seus discípulos, como um testemunho de que era Ele mesmo.

A pedra revolvida do sepulcro foi apenas um sinal aos discípulos e aos judeus, pois para Cristo era desnecessário , Ele era capaz de passar, na forma de corpo, através de portas fechadas, através de todas as coisas.

A Ressurreição demonstra que Cristo é o verdadeiro Senhor

Pela ressurreição de Cristo é demonstrado que ele é verdadeiro Senhor de Céu, Terra e Inferno, e que todo o poder lhe é dado no céu e na terra. "Que isto seja dito a vós todos, não precisam de esperar por outro ''.
Cuidado apenas, para que o fogo da Ira e do Julgamento não desça sobre vós"

Quarenta dias depois Ele ascendeu ao Céu

Durante quarenta dias, Ele manifestou-se aos discípulos em várias ocasiões, e tornou-se visível para eles, e finalmente subiu ao Céu e sentou-se ao lado direito do Pai.
O Céu é a base interior e o fundamento deste mundo visível, e o lado direito de Deus é a Força de sua Omnipotência.

Cristo não tem um lugar no Céu

Onde está Cristo, e onde está o lado direito do Pai?

Para Boehme , Cristo não está em nenhum lugar definido.

Cristo está, onde está o seu Trono.

Nós não hesitamos em dizer que Cristo está ,onde está o trono e onde estão os sete Espíritos diante do Trono.

O Trono é precisamente o lugar central no santuário mais íntimo, mas Ele não está lá limitado como se fosse um espaço terrestre.

A partir daí, ele pode penetrar todas as coisas com seus poderes e dons, pode tornar-se realmente presente onde Ele quer, pode "estar conosco até o fim do mundo," pode, por meio da Palavra, dos Sacramentos, e do Espírito Santo , vir com o Pai e tomar a sua morada entre nós, e ser o centro da Sua Igreja.

A região superior pode penetrar a inferior , enquanto a inferior não pode penetrar a superior , embora a região superior esteja bastante perto de nós, gira em torno de nós e nos rodeia.
Aqui não existem distâncias materiais .

Como o Um que está no meio do Céu Incriado, Ele é também o centro de toda a criação, Ele é o centro da Igreja.

A Ascensão

Porque o céu é o fundamento interno e base do mundo exterior, Boehme ensina, que o céu está muito perto de nós, e que não é necessário empreender uma viagem após a morte, a fim de alcançar o céu, mas que aqueles que são dignos de entrar basta apenas abrir os olhos pois o caminho para o céu não se mede na base da expansão infinita do espaço estrelado .

A Ascensão de Cristo , na medida em que era visível, era como um sinal, que era necessário para os discípulos , a fim de familiarizá-los com o fato de que a obra de Cristo estava concluída, e que Ele já tinha trocado a vida na esfera terrestre, onde está o pecado e a morte, para o Céu, o Reino imperecível da Luz, onde Ele vai doravante exercer a sua actividade invisível.
Para o próprio Cristo a Ascenção visivel em si era desnecessária.
Seria ridículo supor que Ele, cuja corporeidade foi agora totalmente transfigurada para entrar no Céu, poderia ter permanecido onde estava, tornando-se invisível aos discípulos, sendo mais certo que Ele passou a residir no local afim do seu novo corpo , no Céu, um regresso às regiões misteriosas que estão por trás deste mundo .

O corpo espiritual e celeste

Mesmo no Céu, existem ‘zonas’ separadas ,umas inferiores e outras superiores .

É expressamente declarado na Escritura que "Ele passou para os Céus, e entrou no próprio Céu", este ultimo só pode ser o Céu dos Céus, onde está o trono.

Aqui, por conseguinte, temos um movimento e uma relação espaço-temporal, que, por boas razões, somos incapazes de comprender melhor , enquanto nossos olhos estão encobertos pelo véu da materialidade.

Há uma nuvem que esconde estas regiões aos nossos olhos, e essa nuvem é, essencialmente, a nossa carne, a nossa natureza material .

Só podemos afirmar: O que aqui é ‘corporeidade’ lá deve ser extensão e relações expandidas .

A única pergunta então permanece:
Se esta corporeidade material que continuamente morre e passa para a corrupção é a única corporeidade que é possível e real?

A Escritura diz-nos que existe um corpo celeste e espiritual, que tem espaços e relações próprias.

Este corpo celeste e espiritual é o 'veículo' imortal da alma cuja função é de albergar a alma na sua descida para o mundo , permanência no mundo e ascenção a partir do mundo .

Se Cristo tem uma corporeidade transfigurada e glorificada, deve haver também uma região que corresponde a essa forma.
Apesar dessas regiões , em comparação com a nossa região material, serem denominadas sem espaço ou super-espaciais , o absoluto espaço vazio não pode ser atribuído a elas.

Pois, se é verdade que, na Casa do Pai há muitas moradas, e que a imagem que temos para nós do Céu com o Trono e as sete Lâmpadas, então tambem as dimensões quantitativas e fenomenais também lá devem existir .

Boehme não precisou mais sobre a localização precisa no outro mundo, embora, como ele tão energicamente mantém o Céu Incriado, este seria o ponto sobre o qual se poderia esperar dele alguma explicação adicional .

Sem comentários:

Enviar um comentário