-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sábado, 13 de março de 2010

WALTER HILTON



WALTER HILTON (1340-1396)

Walter Hilton nasceu em 1340, em Thurgarton Priory. Foi escritor e místico inglês. Viveu alguns anos como eremita e logo tornou-se cônego Regular Agostiniano. Estudou teologia em Paris e foi ordenado sacerdote. Pregou o caminho da introspecção em A Escala da Perfeição, obra destinada aos reclusos.


http://www.ccel.org/h/hilton


Walter Hilton, é autor de "A Escala da Perfeição", onde temos o uso de metáforas coordenadas com o uso de funções corporais para que se possa compreender a importância de seu relacionamento com Deus; a sua preocupação constante com o mistério da Encarnação evita os extremos de linguagem, mesmo à custa de uma amputação das tensões violentas que existem quando se vive a vida do espírito.

Hilton é considerado um dos grandes místicos ingleses na linha de A Nuvem do não-saber.

Sua obra "A Escala da Perfeição", escrita em inglês, trata de restabelecer a imagem confusa de Deus na alma em duas etapas: a) pela fé; b) pela fé e a experiência sensível.

Deus encontra-se separado da alma por uma "noite escura". A alma afastada das coisas terrenas é dirigida pela fé até as coisas do espírito.

No final está a verdadeira imagem do Deus vivo.
Walter Hilton morreu em 1396.

PENSAMENTOS DE WALTER HILTON

"É muito melhor ser separado da visão do mundo nesta noite escura, por muito penoso que isso possa resultar, que morar fora, ocupado nos falsos prazeres do mundo... Porque quando estás nessa noite, te encontras muito mais perto de Jerusalém que quando estás na falsa luz. Abre teu coração ao movimento da graça e acostuma-te a residir nesta obscuridade, intenta familiarizar-te com ela e encontrarás rapidamente que a paz, e a verdadeira luz da compreensão espiritual inundarão tua alma".

"Portanto, se você desejar encontrar a paz, tanto neste mundo como no céu, siga os conselhos de um dos santos pais, e diga todos os dias: "O que eu sou?" e não julgar outros"

"Algumas pessoas compreendem a caridade de nosso Senhor e são salvos por ela; outros, nesta dependência da misericórdia e bondade, continuam em seus pecados, achando que ela pode ser deles sempre que assim o desejarem. Mas esse não é o caso, pois para eles, ela é demasiado tarde e são apanhados em seus pecados antes de eles esperarem, e assim danam a si próprios".

"Há muitos que são hipócritas embora eles acham que não são, e há muitos que têm medo de ser hipócritas, embora eles certamente não são. Qual é o que é um e qual é o outro sabe Deus, e nenhum deles, mas Ele"


"Eu desejo o amor de Deus, não porque sou digno, mas porque eu sou indigno"

Sem comentários:

Enviar um comentário