-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Lugares Sagrados de Portugal-S.Pedro de Vir-a-Corça






Existem por todo o mundo locais ditos sagrados ou mágicos que pelo seu enquadramento natural sempre atrairam as pessoas desde tempos imemoriais.

Quem passa nesses locais e vai a ‘’Caminho de Casa’’ sente-se mais revigorado e mais disponível para os 'combates’ que tem pelo Caminho.

Quem nem sequer pensa ou pensou em ‘Regressar a Casa ‘pode nestes locais encontrar um despertar para essa necessidade do homem e iniciar aí o seu Caminho.

Daí os povos primtivos terem usado estes locais como centros de culto aos seus deuses e com o passar do tempo esses locais irem sendo re-utilizados por outras crenças ou religiões, em cima ou ao lado de pedras rupestres se construiram igrejas, mesquitas, altares de cultos diversos.

Em Portugal existem muito locais destes, vamos nos referir a alguns deles neste blog.

Para começar temos o local conhecido como a Ermida de S.Pedro de Vir-a-Corça, situado no distrito de Castelo Branco no sopé da aldeia histórica de Monsanto ( Monte Santo ) .



Os inicios de ocupação deste espaço não têm data mas serão bastante distantes no tempo e ligados aos povos pagãos que aí prestavam culto aos seus deuses, as concavidades escavadas na pedra podiam servir de locais para culto–sacrificios nessa época.

Mais tarde já na época cristã surge a lenda de um eremita Santo Amador que tinha aqui a sua ermida e diz a lenda alimentou a leite de corça 4 vezes ao dia uma menina que fugia do demónio.
Esse eremita foi mais tarde relacionado com S. Pedro, daí o nome do local.





Neste local existem os ‘ingredientes ‘ base da sacralidade do local :

--Uma enorme clareira (ocupada em parte pela igreja românica).
--Grutas naturais que podiam ter servido de ermidas .
--Uma fonte de água que se dizia de ‘milagrosa’ mas que já não existe.
--Enormes carvalhos e blocos graniticos cobertos de musgo que envolvem a clareira.




Existem associaçoes do local à Deusa celta Flidias (deusa da sensualidade e das florestas cujo simbolo é a corça), à Deusa Diana (deusa da caça e da floresta) onde em cada tempo poderiam ter existido neste local os cultos respectivos.

Em suma, vale a pena visitar e se demorar um tempo neste local para se ‘sentir ‘ a energia do mesmo e se continuar o ‘Caminho de Casa ‘ com mais perserverança.

Sem comentários:

Enviar um comentário