-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

História dos 10 Touros-Parte 10




X. REGRESSO AO MERCADO
PREPARADO PARA AUXILIAR OS OUTROS



PROSA
0 portão de sua cabana está fechado , e até o mais sábio não mais consegue descobrir seu paradeiro.
Seu panorama mental finalmente se esvaiu.
Ele segue seu proprio caminho, não fazendo qualquer tentativa de seguir nos passos dos velhos sábios.
Carregando uma tigela,ele passeia na praça do mercado;apoiado em seu bastão , retorna para casa.
Conduz peixeiros e açougueiros ao Caminho de Buda.

POEMA

De peito nu, descalço, ele entra na praça do mercado.
Sujo de lama e poeira, que amplo é seu sorriso!
Sem recorrer a poderes misticos,
Faz com que arvores murchas rapidamente se revitalizem , reflorescendo.


COMENTÁRIO

Repito de novo que a parte 8 onde o rapaz e o boi desaparecem é o estagio mais importante.
Nós dissemos que os estágios de 1 a 7 representavam o processo de treinamento do Eu Próprio. Se bem que tais etapas sejam importantes, se não chegarmos ao estágio 8, as fases precedentes não representam práticamente nada.

Se no nivel 10 o Mestre se encontrar com um rapaz no mercado ele nao tem necessidade de lhe dizer: ‘Sou um Mestre’ , nem de lhe falar do Caminho, porque o simples contato com este Mestre poderá mudar a vida daquele rapaz e fazer com que ele decida começar a praticar. Se um simples contato é suficiente, é porque se trata de um grande Mestre. Sem que o Mestre tenha necessidade de dar explicaçoes sobre o Caminho , o rapaz irá pesquisar sozinho os estágios 1, 2, 3, 4, etc., ele irá começar sua luta com o Boi.
0 simples fato de fazer surgir este tipo de motivação demonstra a capacidade, a qualidade dos grandes Mestres. Este grande Mestre pode ser você mesmo.

Neste estágio de União suprema surgem entao o amor, a compaixao, o desejo de ajudar os outros, ao mesmo tempo que compreendendo que ajudar os outros é ajudar a si mesmo. Normalmente é facil de se compreender si mesmo e é dificil de compreender os outros, mas neste estado de União, você compreende o outro como se ele fosse você mesmo, você realiza que somos todos parecidos: temos os mesmos problemas, nos deparamos com as mesmas dificuldades, provamos os mesmos apegos...

Compreender-se a si mesmo é esquecer-se a si mesmo e deixar-se preencher pelo Pai.
Esquecer a si mesmo é estar desperto para todos os seres. Estar desperto para todos os seres é abandonar seu proprio corpo e sua propria mente bem como o corpo e mente de outros.
Neste nível 10 atinge-se este esquecimento .


Segundo a teoria budista a parte 8 é particularmente importante. Mas se ficarmos neste nivel sem acessarmos as experiencias nos desenhos 9 e 10, todo este treinamento não terá servido para nada.
O momento da experiencia verdadeira do vazio , ‘ a grande morte ‘ na parte 8 é seguido do renascimento na 9 e do retorno à origem na 10 .

Pela mesma teoria quem chega ao nivel 10 pode decidir pura e simplesmente permanecer na Contemplação junto do Pai ou regressar à Terra com uma simples mochila na mão e com um amplo sorriso nos lábios para simplesmente ajudar os outros, regressar ao Mercado para criar novos Caminhantes que se deixam ‘contagiar ‘ pela sua natural empatia que como que irradia essa necessidade do Homem em evoluir como ente espiritual criado à semelhança de Deus e cujo destino final é o regresso a Casa do Pai e o reencontro sereno consigo próprio .

E consegue isto sem nenhuns poderes sobrenaturais , apenas com a sua naturalidade , calma serena e União com o Pai.

Emana destes Mestres uma espécie deLuz’ que contagia os outros seres e os induz a procurar o Caminho de Casa e a percorrer as suas 10 etapas .

Sem comentários:

Enviar um comentário