-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A História dos Dez Touros




A História dos Dez Touros é, na tradição do zen-budismo, uma série de poemas curtos e xilogravuras de acompanhamento que se destinam a ilustrar as fases de progressão de um praticante budista em relação à iluminação, bem como a sua posterior perfeição da sabedoria.
As imagens apareceram pela primeira vez na sua forma actual, tal como foram redigidas pelo mestre Kuòān Shīyuǎn no século 12 e representa uma interpretação Zen Budista dos dez estágios integrantes do caminho da perfeição , do Caminho de Casa noutra perpectiva .
Cada imagem é acompanhada por comentários em prosa e verso. As imagens e os textos acredita-se serem baseados no trabalho de um antigo sábio taoísta que se tornou amplamente conhecida no Ocidente após a sua inclusão no livro , Zen Flesh, Zen Bones: A Collection of Zen and Pre-Zen Writings, por Paul Reps e Senzaki Nyogen.
As imagens, poemas e pequenas peças de prosa servem de indicação sobre os empreendimentos do Caminhante em sua busca do "Touro" (ou "Boi", uma metáfora comum para a iluminação, ou o Eu verdadeiro ) , e como seus esforços são infrutíferos em primeiro lugar. Determinado, ele fica procurando e finalmente encontra pegadas junto a um rio. Quando ele vê o touro pela primeira vez, ele está encantado com o esplendor de suas características . No entanto, o caminhante ainda não tinha domesticado o touro e deve trabalhar duro para trazê-la sob controle. Eventualmente, ele atinge os mais altos estágios do Caminho e retorna para o mundo e 'todo aquele que eu olhar se ilumina ".

Vamos então começar com as etapas do caminho dos Dez Touros com os seguintes titulos:

1-Em busca do Touro (sem objetivo na pesquisa, apenas o som das cigarras)
2-Descoberta das pegadas (um caminho a seguir)
3-Vislumbrando o Touro (mas apenas a sua parte traseira, e não a cabeça)
4-Agarrar o Touro (uma grande luta, o touro escapa repetidamente, disciplina necessária) 5-Domar o Touro (menos vaguear, menos disciplina, o touro torna-se gentil e obediente) 6-Cavalgar o Touro (alegria)
7-O Touro transcendido ( quando em casa , o touro é esquecido, chicote da disciplina é esquecido , quietude)
8-Touro e Eu ambos transcendidos (todos esquecidos e vazios)
9-Alcançando a Fonte (despreocupação com ou sem, o som das cigarras)
10-Regresso ao Mercado, á Sociedade ( mercado cheio , espalhando iluminação misturando-se com a humanidade) .

Sem comentários:

Enviar um comentário