-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

História dos 10 Touros-Parte 4






IV . SEGURAR O BOI


PROSA
Hoje ele encontrou o Boi, que por muito tempo esteve pastando nos
campos selvagens e realmente desta feita ele o segurou.
Durante muito tempo ele vagueou nestas paragens e
quebrar seus velhos habitos agora não vai ser fácil.
Continua a querer capim verdejante, ainda é teimoso e selvagem.
Querendo-o domar completamente, deve-se utilizar o chicote.

POEMA
Ele deve agarrar a corda firmemente e não a largar,
Pois o Boi tem têndencias que não são as mais saudaveis.
Agora ele corre para os planaltos .
Mais adiante vagabundeia por uma ravina nublada.


COMENTÁRIO

O combate consigo mesmo começou.
0 rapaz e o boi puxam a corda cada um de seu lado. É um momento muito dificil do caminho.

Na Parte 3 foi avistada a cauda do Boi . Se se afrouxar o esforço, pensando que esta já é a maior realização, o Boi logo desaparece da vista novamente. O estado resultante é aquele em que tudo o que resta é a lembrança de ter visto a cauda do Boi . Assim é de vital importância continuar a prática cada vez mais vigorosamente para tornar esse Boi que foi apenas vislumbrado cada vez mais ‘presente’ , mais completo e mais controlado .
No entanto, o mundo material onde nos acostumaram a viver durante tanto tempo é um mundo muito confortável para se viver. O Boi ainda tenta vaguear e pastar sem controle como antes,assim somos nós,ainda temos as ‘tentações ‘ do mundo a surgir-nos na mente a todo o momento para nos distrair daquilo que sabemos Agora ser o nosso ‘destino ‘ , o caminho da nossa Casa .

A luta é árdua , há-que segurar bem a corda para manter o Boi sob controle , assim são as nosssas resistências a ver o mundo sem o significado que antes lhe davamos e a tomar como Meta um outro mundo , aquele que existe dentro de nós e onde temos um Pai à nossa espera.

Como diria um Mestre Zen : É a passagem pelas trevas. Nao se trata de trevas por dúvidas mentais pois todo o corpo vira uma massa de dúvida. Nao é uma dúvida entre outras é a Dúvida. Se voce conseguir resolver esta dúvida, tem resolvido todos seus problemas. Durante este periodo "a corda" entre o mestre e o discipulo fica muito tensa,como no desenho do rapaz que luta por segurar o boi.

Neste momento voce pode se dar conta se o despertar de sua mente está correto ou não. Com efeito, tendo já atras de si alguns anos de estudos e praticas, voce poderia ficar tentado de se largar e de simplesmente viver continuando a fazer o que fazia, estudar , pesquisar ou lendo livros sobre o budismo. Mas desde que esta agulha, esta dúvida, entra profundamente em seu espirito, não é mais possivel ignorá-la.
Na Biblia está dito: "Vomito os mornos": se você não for nem quente nem frio, pode ser que nunca venha a resolver seus problemas.

Desde a origem você tem asas que lhe permitem voar e mesmo assim está sentado como um imbecil ! Nao será desta forma que vai resolver seus problemas.

Esta fase pode ser comparada com a imagem de acender um fogo : nos tempos antigos, para acender um fogo, era necessário esfregar a madeira até que ela se aquecesse e quando aparecia uma fumaça, não se devia parar de esfregar.Dizer que é inutil buscar o despertar porque desde a origem somos já despertos pode nos levar a pensar que é suficiente sentar,com o perigo que isso vire uma rotina.
A verdadeira atitude consiste na realizacão de si mesmo a cada momento e é por isso que necessita de muita energia. Você não é nem peixe nem carne , quem é você?
Aqui o ponto chave é que este tipo de prática mole não pode jamais resolver problemas e daí ser fundamental o 'segurar fortemente a corda ' .

Quem for persistente e conseguir pela prática constante resistir ás ‘tentações‘ e assim aceitar a Nova vida também consegue controlar o Boi e levá-lo pelo bom caminho .

Sem comentários:

Enviar um comentário