-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A História dos 10 Touros-Parte 3




III . PRIMEIRA VISÃO DO BOI





PROSA
Se ele somente ouvir atentamente os sons quotidianos,
ele chegará naquele momento a uma realização da Fonte mesma.
Os seis sentidos não são em nada diferentes desta verdadeira Fonte. Em toda atividade a Fonte está manifestamente presente. Isto é parecido com o sal na agua, ou a cola na tinta. Quando a visão interna estiver adequadamente focalizada, a pessoa percebe aquilo que é visto como sendo identico à verdadeira Fonte.


POEMA
Um rouxinol canta num galho,
0 sol brilha sobre os chorões ondulantes.
Ali se encontra o Boi, onde mais poderia ele ter-se escondido?
Aquela esplendida cabeça, aqueles chifres majestosos,
Que artista os poderia adequadamente desenhar ?


COMENTÁRIO

Esta Parte 3 é uma das fases mais criticas do Caminho em busca do Boi .

Na Parte 2 existiu uma motivação da pessoa para ler , estudar , ‘’procurar as pistas do Boi ‘’ . Será que quem leu , estudou arduamente , procurou Mestres , será que consegue como consequencia e sem sombra de duvida , entrar na Parte 3 e ver a ‘cauda do Boi ‘ ?
A resposta é Não , muitos intelectuais e estudiosos das ciencias do espirito podem até morrer sem sequer ter a noção que Deus existe e está dentro deles .

O que se passa então para se alcançar esta fase 3 ?
Muitos mestres falam na noção da Graça , no conceito de Dom , que pode significar isto?
Em momentos das nossas vidas existem fases onde , devido a factores externos como acidentes e doenças graves ou internos do foro psiquico,as pessoas como que ‘param ‘ na sua rotina diaria e conseguem por breves momentos ‘olhar para dentro de si ‘ , alguns falam num ‘click ‘ , outros numa ‘ inspiração interior ‘.
Nesses momentos a pessoa como que abalada pelos acontecimentos ‘cai em si ‘, sente ‘a pequenez do ser humano ‘ , sente –se profundamente ‘na fossa ‘ , por vezes ‘sem esperança à vista ‘ e sem se aperceber ‘abre-se a Deus ‘ que lhe mostra , em função do seu mérito , um vislumbre da ‘cauda do Boi ‘ .

Nalgumas práticas Zen os discipulos são iniciados com vibrações sonoras , Mestre Mumon atingiu uma grande iluminação, logo que ouviu o forte "boom" de um grande tambor. Ao som da "pancada" a ilusão em que ele tinha estado envolvido até aquele momento, foi desfeita e ele atingiu o verdadeiro Eu. E assim existem muitos exemplos de tais ‘ Iluminações’ na sequência de sons de vários tipos.

A pessoa nesse momento , parece que se lhe abriu uma porta que , apesar de sempre lá ter estado , estava por assim dizer ‘despercebida‘.
Para lá dessa ‘porta ‘ a pessoa consegue ver , por tempo proporcional á sua preparação anterior , a ‘cauda do Boi ‘ .

A partir daí , podemos estar seguros que ‘é sempre para a frente ‘?
Claro que não , essa porta fecha-se tão rápido como se abriu e é preciso persistir na busca até conhecer as ‘outras partes do Boi ‘ caso contrario perdeu-se o ganho agora conseguido e quem não persistir,pode ,como diz o povo , tirar o ‘cavalinho da chuva ‘ que daí nada mais virá de evolutivo no seu caminho .

É de facto um momento chave para quem o aproveitar ....e vir nesta ‘cauda’ apenas o começo de um arduo e longo caminho de busca incessante , de altos e baixos , de abandono do si proprio e da mentalidade puramente material perante algo mais duradouro e benefico para o Homem , uma ‘outra visão ‘ de ver e encarar a nossa vida. Agora vislumbrámos só a cauda mas ‘sabemos', se tivermos o ‘coração puro’, que é ‘todo o Boi ‘ que queremos atingir , dominar e controlar .

Ficamos com o 'cheiro' de Deus que não se esquece.
Aquele 'cheiro' que pode ser um guia valioso para quem continuar para diante
.

Sem comentários:

Enviar um comentário