-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

História dos 10 Touros -Parte 2






II- ACHANDO PISTAS

PROSA
Através do estudo dos sutras e de
ensinamentos, ele encontra pistas do
paradeiro do Boi. Mas é ainda incapaz de distinguir o bem do
mal, a verdade da falsidade.
Não entrou realmente ainda o portal,
mas vê tentativamente as pistas do Boi.

POEMA
Inumeras pegadas ele observou,
Nas florestas e pela margem da agua.
Nao é um pouco de capim amassado que ele vê acolá?
Mesmo as grutas mais profundas das montanhas mais inacessiveis
Não podem ocultar o nariz deste Boi que se eleva até aos céus.


INTRODUÇÃO

Na realidade o boi não aparece senão em quatro desenhos dentre os dez desenhos.
Nos dois primeiros ele nao aparece, aparece nos desenhos 3, 4, 5, 6 e o rapaz tampouco está sempre presente.
Este processo de treinamento começa pela busca do boi, e observamos que neste segundo desenho, pistas são encontradas. Neste estado, começamos talvez a consultar livros sobre religiões ,sobre o zen ou sobre o budismo, ou entao a nos encontrar com mestres e este contato irá alterar radicalmente a nossa vida, com a condiçao deste encontro com um livro ou com um mestre ser de intensidade suficiente.
Este encontro com o mestre é muito importante porque graças a ele, você se encontra com você mesmo, podemos dizer que o si mesmo encontra o si mesmo.
Para Mestre Dogen, existem duas etapas importantes: primeiramente, o despertar de seu corpo e mente e em seguida o encontro com o mestre correcto .
0 que vem a ser um bom mestre? Mestre Dogen sublinha que nao é a idade que determina a qualidade do mestre,nem seu conhecimento das teorias religiosas-espirituias ,budistas ou de cerimonias. Tampouco seria sua facilidade de falar sobre multiplos assuntos, tudo isso que nao é senão uma cascata de palavras, tem pouca importancia,o que importa é a transmissao correta do Ensinamento por um mestre autentico.
Entretanto, se bem que esta seja a base, nem sempre é suficiente: o mestre tem que ter uma energia fora do comum, que podemos descrever como "uma energia vital podendo atingir os ceus". É assim que podemos reconhecer um mestre correto. Quando encontramos com o Ensinamento verdadeiro atraves de um autentico mestre, nossa vida muda por completo bem como nossa mente. A mente desperta (bodaishin) para encontrar o caminho supremo.
A partir do encontro com os livros, com o mestre, o caminho árduo em busca de Si proprio começa.

Pode-se perguntar : Onde vamos encontrar esse tal Mestre ? Como diria Mestre Eckhart ''talvez em nós próprios'' e nas oportunidades da vida que nos passam á porta e que tal como o carteiro 'não batem duas vezes ' .


Sem comentários:

Enviar um comentário