-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

domingo, 24 de abril de 2016

Elisabete da Trindade - Parte 4




Doutrina Espiritual  

A União Mística, o Fim Último e o Louvor da Glória

Para Elisabeth da Trindade, a Glória de Deus consiste em Sua Beleza e em Sua Perfeição. 

Segundo ela, ser “Louvor de Glória” consiste então a refletir a glória de Deus e para isso é preciso se esquecer de si mesmo, despojar-se de tudo.

As almas que se conseguem despojar, esquecer-se delas mesmas, atingem as alturas da contemplação beatifica.

Enquanto vivem não vêem a Face Dele mas encontram-se com Ele pelo Amor e pela Fé na sua cela interior, onde vivem já num céu antecipado, e iniciam a vida da eternidade em comunhão e 'sociedade familiar' com Ele.

'Desce depressa! Para onde? Para o mais fundo de ti depois de te teres deixado a ti mesma!'


Aí essa alma como que desfalece, não porque a vida a abandona mas porque essa alma se retira dela e prefere morrer desta vida e escoar-se, a esvair-se divinamente no seu Deus que lhe dá finalmente o que essa alma sempre aspirou, a beber da Agua Viva, a participar, sem sair sa sua cela, do movimento criativo Divino, a finalmente descansar no repouso do Abismo Divino e em permanência Louvar e Glorificar Deus pelas Suas  Perfeições.

O fim ultimo da alma humana não é ser santa, atingir o Nirvana ou o Satori , ou o permanente equilíbrio interior, é a Glória de Deus!!

O eterno Louvor de Deus é o Fim ultimo da alma!

Deus tudo criou para Seu Louvor, para Sua Glória!

A alma que assim Louva a Deus em permanência torna-se para Deus um Céu onde Ele comunica tudo o que É, tudo o que Tem!

Por Graça de Deus, Isabel escolheu o seu Nome, 'Louvor da Glória ' que assim a define como um ser excepcional que 'sabe' o seu Fim ultimo!

Para ser 'Louvor de Glória' diz Isabel, é preciso estar morta para tudo o que não é Ele, a fim de não vibrar senão quando Ele toca, estar viva apenas para o cuidado exclusivo da Sua Glória.


É preciso a alma reflectir tudo o que Deus É, ser um abismo sem fundo onde Deus se escoa, se expande à Sua vontade, ser um espelho onde Deus se contempla nas Suas Perfeições e Esplendor, e que permite que Deus nela sacie a Sua ânsia de comunicar tudo o que Ele tem, tudo o que Ele é.

É preciso ser uma alma sempre em acção de graças, tudo o que faz no dia dia, seja por Ele e para Ele, 'estar no mundo a praticar o céu '.

Esse Nome Novo, define psicologicamente o termo e o sentido da predestinação da sua alma.

Foi ultrapassado o obstáculo que era de viver apenas de si própria em vez de viver mesmo de Deus em si.

As almas avançadas que conseguem amar Deus por elas, pelo prazer ou satisfação que esse amor lhes dá, logo percebem que esse não é o Fim, e avançam para o verdadeiro Fim, que é amar Deus por Ele e começar essa nova vida deiforme onde adquirem os 'costumes' de Deus e se estabilizam na posse das riquezas divinas.

Nesse Fim ultimo são Puros, nessa Pureza que isola a essência divina de toda a criação.

Nesse poente da vida essas almas avançadas, que só alguns raros atingem neste mundo, vivem em visão 'antecipada' dos 'costumes' da eternidade.



Atingem a fase do 'Nada mais sei, nem mais quero saber'!

Pois querem o 'Tudo'!

Entram pela mão do Senhor na escola onde aprendem o oficio que vai ser o seu 'emprego' pela eternidade e começam a praticá-lo desde já, no tempo, que é a eternidade começada.

Que Divina ocupação, infinita e eterna das almas purificadas.

Almas purificadas que passam a conhecer Deus como por Ele são conhecidas, por uma visao sobrenatural intuitiva, não natural ou racional.

Que passam a ser um espelho onde Ele se glorifica em extensão à Sua própria Glória.



Deus basta-se a si mesmo na Sua própria Glória, tudo que vem de fora, neste caso, da Sua Criação é acidental, mas....que Ele procura e deseja, por um mistério da Sabedoria Divina, por isso Criou e que Satisfação, que Glória, Ele encontra nas almas que a Ele se entregam para o Louvar e Glorificar.

Mistério insondável este, onde Deus só encontra essa Glória 'extra' ou acidental na nossa felicidade, até mesmo na medida da nossa felicidade.

'A Glória do Pai está em que vós deis muito fruto'.


Era essa a 'intenção', o 'sonho' do Criador quando criou o homem à Sua imagem e semelhança, poder contemplar-se na sua criação, como num espelho, onde contempla o Seu próprio esplendor e vê as Suas criaturas irradiarem todas as Suas Perfeições e toda a Sua Beleza, e assim 'extender' a Sua própria Glória.

A alma que dá ao Ser Divino a oportunidade de nela se reflectir, cumpre assim a sua missão, o seu Fim ultimo como criatura e inicia o seu 'trabalho' eterno de co-autora na Criação, de 'ajudante' do Criador.


Já não olha para baixo para o caminho que pisa, fita o olhar apenas em frente no Pastor que a guia, tal cego que confia totalmente em quem o guia.

Por isso ela diz 'Que eu nunca Vos deixe ali sozinho', não porque Ele não se baste por Si, mas porque Ele 'quis ter as suas delicias entre os filhos do homem', quis ver a Sua Majestade espelhada nas almas deificadas.

Assim para Isabel o Louvor da Glória é simplesmente trazer a Deus a unidade das suas potências como criatura, orientando-as para Ele só, para que Ele seja a vida da nossa vida, a alma da nossa alma, e para que dia e noite nos conservemos conscientes sob a Sua acção divina.

‘’Alma que procuras o Bem Amado para Te unires a Ele, reconhece que és tu mesma o recanto onde Ele se abrigou, Ele está tão perto de ti que habita em ti mesmo ! 
Tão perto de ti que, em verdade, tu não podes estar sem Ele
Mas tem cuidado! 
Deus habita em ti, mas não é apenas e só para fazer a tua alegria....Deus habita em ti , primeiro que tudo, para Sua própria Glória, pois a Trindade gosta tanto de encontrar a Sua imagem nas criaturas!’’



Uma alma em Louvor de Glória é uma alma em permanente acção de graças, tudo o que faz, fala e pensa é fruto desse Louvor continuo ao Criador que nela se escoa, se reflecte, se expande à Sua Vontade.

Assim a alma esquece o que está para trás e corre direita ao que está para a frente, ao Fim último a que foi chamada por Deus para ser um contínuo Louvor da Sua Glória.

"Nesse continuo Louvor eu 'passo-me' totalmente Nele e Ele em mim, assim cumprindo o meu Fim ultimo, a minha vocação eterna, vocação para a qual Ele me escolheu 'in principium', vocação essa que hei-de continuar pela eternidade fora".
  


A Busca do Único Absoluto

O ser humano traz, dentro de si, um desejo infinito de encontro com Deus.
Esse desejo pode ser expresso, como busca de um Absoluto. 
A pessoa que busca o Absoluto tudo  faz e aspira viver em íntima união com as Pessoas divinas.

“O que não será quando,enfim, o véu cair e pudermos gozar do face  a face com Aquele a quem unicamente  amamos? 
Enquanto espero vivo no amor; lanço-me nele.
Perco-me nele.....é o Infinito , este Infinito de que minha alma é faminta”


Sentir-se procurada e amada por Deus é um a das alegrias mais intensas que uma criatura pode experimentar em sua vida. 

Alguém gratuitamente vem ao seu encontro para dizer que a ama, que é preciosa aos seus olhos. Deus ama o ser humano por aquilo que ele é: a sua “imagem e semelhança”.



Deus reencontra-se na pessoa, e a pessoa reencontra-se em si mesma e se reconhece quando se deixa amar por Ele.

A vida de amor é a busca do único Absoluto. Exige o desapego das criaturas, o “vazio” dentro de si e desprender-se de tudo e todos.

‘’Ele colocou em meu coração uma sede de infinito e uma necessidade tão grande de amar que só Ele pode saciar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário