-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Comer comida mastigada ou os significados das parábolas


               Um Conto Sufi

Um Mestre Sufi contava sempre uma parábola no final de cada aula, mas os alunos nem sempre entendiam o seu significado.


- Mestre, - perguntou um deles, certo dia - tu contas-nos contos mas nunca nos explicas o que significam.


- As minhas desculpas. - disse o Mestre - Como compensação, deixa-me que te ofereça um belo pêssego.


- Obrigado, Mestre - disse o discípulo, comovido.


- Mais ainda: como prova do meu afecto, queria descascar-te o pêssego. Permites que o faça?


- Sim, muito obrigado. - disse o discípulo.


- E, já que tenho a faca na mão, não gostarias que eu cortasse o pêssego em pedaços, para que te seja mais fácil comê-lo?


- Sim, mas não quero abusar da tua generosidade, Mestre...


- Não é um abuso; sou eu que me estou a oferecer. Quero apenas agradar-te. Permite-me também que mastigue o pêssego antes de to oferecer...


- Não, Mestre! Não gostaria que fizesses isso! - queixou-se o discípulo, surpreendido.


O Mestre fez uma pausa e disse:
- Se vos explicasse o sentido de cada conto, seria como dar-vos de comer fruta mastigada.

Sem comentários:

Enviar um comentário