-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Fogo secreto no Caminho de Casa






O FOGO SECRETO NO CAMINHO DE CASA 

Nos seres vivos existe uma energia semi-dormente que é conhecida como “Kundalini,” “Fogo Serpentino,” ou o “Dragão” dependendo da tradição.

Por meio de rituais, exercícios e meditações, a energia latente no corpo do praticante, pode ser “despertada,” purificada e direcionada. 
Essa energia pode então ser usada para desenvolvimento espiritual, expansão psíquica ou para a saúde física e sua melhora.

O Fundamento Teórico

Por meio de crescentes níveis de densidade, a humanidade surgiu no seu estado presente de encarnação física e de evolução psíquica.

Dentro deste contexto de crescente densidade, surgem também uma série de dez planos ou níveis de consciência que se combinam com e energia-matéria, conhecidos como Sephiroth, ou esferas de ser.

Cada mundo é um reflexo num grau mais denso ou mais sutil do outro antes ou depois dele.

Eles ocorrem num padrão de: unidade, reflexo, polaridade, reflexo, polaridade, unidade, reflexo, polaridade, unidade e finalmente materialização. 
Esta idéia básica de unidade-polaridade-e-reharmonização é a base das práticas cabalistas e alquímicas, e deriva da observação da Natureza.

O ‘zigzag’ da Criação é chamado de “Caminho da Espada Flamejante ou do Relâmpago”. 



O retorno da energia da matéria densa, de volta pelos vários estágios, Sephiroth e Mundos da Criação é conhecido como o “Caminho da Serpente”, por causa de sua natureza inversa, ou complementar, rumo ao alto deste diagrama chamado Árvore da Vida. 



A tradição cabalista oral de Adão Kadmon é semelhante à do Deus egípcio Osíris, no sentido que Osíris foi desmembrado e reconstruído, enquanto Adão ‘caiu’ aos pedaços, e é o trabalho do cabalista reconstruir o Adão Original. 
Cada um de nós é considerado como uma peça desta alma original e é nosso propósito encontrar nosso lugar na Criação. 

A energia é dividida em modos ativo e passivo, com a energia ativa constituindo-se nas energias da vida também referidas como as forças da Kundalini ou forças espirituais e a passiva na energia da matéria ou forças de Prana, ou Energia Vital.

A energia da vida manifesta-se de duas formas, Fogo e Ar.
Ainda que ambas sejam predominantemente ativas na natureza, o Fogo é a mais ativa das duas, sendo o Ar levemente passivo por causa do Elemento parcial da Água em sua composição.

A energia da matéria manifesta sua energia como Água e Terra.

Esses elementos não têm nada a ver com os corpos materiais do mesmo nome, e como tal são capitalizados e chamados de “Elementos” para distingui-los da terra em que caminhamos, da água que bebemos, do ar que respiramos e do fogo com que cozinhamos. 
Eles são na verdade, estados energéticos, cada qual com suas características próprias únicas, bem como cada um dos dez níveis de consciência em seu interior, mencionados anteriormente. 
Existem, na verdade, quarenta maneiras diferentes em que energia, matéria e consciência podem se manifestar em nosso mundo.

A função da Energia Vital é de manter a vida das formas físicas e da existência
Ela é totalmente instintiva e inconsciente, e é muito influenciada por ciclos cósmicos, pulsações astrológicas e outros fenômenos naturais.

A função do Fogo Secreto é de aumentar na humanidade, o único lugar em que ele está presente, seu senso de “eu”.
No nível mais baixo de funcionamento, esse é o ego, no seu mais alto, é a Divindade encarnada, pois ambos são os dois lados da mesma moeda. 
Um é o ‘eu’ (self) em relação ao mundo físico e os outros, o outro é o ‘eu’ em relacionamento com toda a Criação e como um co-criador.

Na vasta maioria da humanidade, este Fogo Secreto, a energia libertadora da auto-consciência, encontra-se dormente, dormindo na base da espinha, enrolado como uma serpente. 
Somente uma pequena parte escapa, alcançando um nível sephirótico, também chamado chakra, criando desta forma um local de consciência para cada pessoa. 
Se ele alcança o topo do crânio, e mais além, pode ocorrer um despertar espiritual, possibilitando uma descida e nova ascensão da energia, durante a qual os centros psíquicos podem ser despertados permitindo a manifestação de poderes psíquicos e fenômenos correlacionados.

O Fogo Secreto ascende como resultado de um enfraquecimento temporário da Energia Vital no corpo físico. 
É por isto que muitos despertares espirituais ocorrem sob grande stress físico, em ocasiões de doença, ou em experiências perto-da-morte.

Os efeitos deste despertar demandarão algum tempo para se ajustarem à consciência do indivíduo, no entanto, depende da mente, ou do sentido de “eu”, do indivíduo, cooperar com este afluxo de poder para que mudanças mais permanentes na consciência sejam efetuadas.

Quando esta energia sobe, em virtude de experiências psíquicas, e não por causa de fraqueza física, ela pode fazer com que a Energia Vital do corpo seja concentrada em várias áreas do corpo, criando perturbações físicas e psíquicas.

Em resumo, os centros psíquicos devem ser primeiramente despertos e purificados pelo Fogo Secreto, antes que a energia do corpo físico possa ser concentrada neles. 



Quando o Fogo Secreto flui livremente, ou com mais força do que anteriormente, sem a purificação apropriada da Energia Vital do corpo físico, é possível que o resultado seja o aparecimento de sérias doenças físicas ou, o que é mais comum, de doenças psíquicas na forma de esquizofrenia ou psicose, em vez de dons psíquicos, gênio, estados transpessoais ou simplesmente estados alterados de consciência.

A base de todas as perturbações mentais e/ou emocionais está ancorada no corpo físico, e estas âncoras podem ser soltas por técnicas de respiração, algo semelhante ao pranayama. 
Todas as nossas experiências emocionais e físicas tornam-se indelevelmente marcadas, associadas ou armazenadas em nosso corpo físico. 
Se estes blocos, ou concentrações de energia de traumas emocionais ou físicos (compostos de Energia Vital),  não são removidos antes do Fogo Secreto começar a fluir com mais intensidade, os assim chamados efeitos colaterais negativos do fenômeno da ‘Kundalini’ vão aparecer.

Um sistema nervoso prejudicado pelo abuso de substâncias torna-se um veículo traiçoeiro para a expressão clara, limpa e poderosa do Fogo Secreto. 
Se ele estiver prejudicado, nossa habilidade para nos relacionarmos de forma plena, criativa e produtiva com estas partes psico-físico-espirituais de nosso eu fica ameaçada. 
Se ele sofrer danos, então nosso elo mais direto e importante com nosso Anjo da Guarda e os meios para liberar o Fogo Secreto com segurança estarão comprometidos nesta encarnação.

Portanto, os exercícios psíquicos e meditações esotéricas são orientados para preparar nossas mentes, corpos e consciência para a liberação do Fogo Secreto enterrado profundamente em nós.
Por meio de uma ‘limpeza’ progressiva através dos rituais as ‘cadeias’ da Energia Vital sobre o Fogo Secreto são reduzidas e eliminadas. 


Assim, a Serpente realmente não está dormindo, somos nós que estamos adormecidos para sua presença e bênçãos potenciais.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog. Verdadeiro Bálsamo. Um abraço;

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante, tem algum livro que você possa me indicar relacionado ao conteúdo acima. obrigado.

    ResponderEliminar
  3. https://frutosdocarvalho.files.wordpress.com/2013/11/o-fogo-secreto-o-relacionamento-entre-kundalini-cabala-e-alquimia-mark-stavich.pdf

    ResponderEliminar