-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 20 de março de 2012

Tradições Celtas - O Credo Celta


O Credo Celta em 10 pontos

1) Creio na existência de um Ser único, Todo Poderoso, Infinitamente Sábio, Infinitamente Bom, Fonte e Conservador de todos os seres criados, e que designo por 3 letras sagradas : OIW.

2) Creio em OIW, porque vê pela sua Omnisciência, todos os futuros possiveis, opera entre eles, pela Sua Omnisapiência, uma discriminação eterna como Ele, constituindo assim o Bem e o Mal.

O que Ele admite, deseja, conserva, constitui KEUGANT, o Mundo Divino, o que Ele rejeita, refuta , reprova, constitui ANWN, o Abismo.

3) Creio que OIW, porque infinitamente Bom, deseja e faz com que tudo o que constitui ANWN evolua e melhore, tendo como meta um dia alcançar KEUGANT.
Mas porque Nele a
‘possibilidade’ destas coisas, boas ou más, é infinita, então eterna é essa Obra de Redenção , como são eternos também ANWN e KEUGANT .

4) Creio que aqueles seres que existem desde sempre, tal como OIW os deseja, constituem o que os homens chamam de ’deuses’, pelos seus próprios Atributos metafisicos e seus modos de manifestação. Esses seres residem no Circulo secundário de GWENVED, o Mundo Branco, circulo da Plenitude, único reflexo de KEUGANT que é acessivel aos seres emanados.

5) Creio que todos os ‘possiveis’ rejeitados em ANWN, são destinados a se tornarem ‘criaturas’ e que emergindo desse circulo pela Graça e pelo Amor Divinos, vão constituir o circulo de ABRED, o Mundo da Prova e da Necessidade, único reflexo superior de ANWN.

6) Creio que todos os seres que não são, desde sempre, os ‘Atributos de Deus’ do Deus de KEUGANT, nascem no seio de ANWN, o Abismo Original, local onde a Eterna Sabedoria rejeita desde a eternidade.

Esses seres devem todos chegar finalmente ao circulo de GWENVED, tal como OIW desejou eternamente, ricos da totalidade das suas memórias, das suas experiências passadas, limpos e transformados pelo jogo desta Palingenesia.

7) Creio que todos os seres que se elevam através de todas as formas possiveis e imaginárias da Vida, neste vasto caleidoscópio que é a Natureza Eterna, desde minerais, minerais-plantas, vegetais, vegetais-animais, animais, inferiores e superiores, até ao estado de Homem, onde os espera a Liberdade Moral e a sua responsabilidade. Eles constituem então o circulo de ABRED, O Mundo da Prova e da Necessidade, percursor da beatitude de GWENVED.

8) Creio que em virtude desta Liberdade e da Escolha que daí decorre e tanto que eles se encontram no plano de ABRED, sujeitos à Experiência, à Dor e à Morte transformadoras, os Homens podem, pela sua aceitação ou pela sua recusa, pela sua escolha inteligente ou irracional, se elevar ou cair na escala humana .

9) Creio que, chegado pela primeira vez ao circulo de GWENVED, ao mundo da Plenitude, o Ser pode descer ao circulo de ABRED e reincarnar-se em forma humana, seja para obter novas experiências com beneficio espiritual e intelectual , seja no fim altruista de ajudar os Homens e seres inferiores a se libertarem de ABRED.

E isso tantas vezes quantas ele deseje, protegido pelo Esquecimento.

10) Creio que OIW é inacessivel á Criatura devido á Eternidade e Infinitude Divinas, mesmo para aquele que chegou a GWENVED, pois eternas em duração e infinitas em possibilidades são as ‘experiências’ do Ser.

À Criatura em GWENVED, a Sabedoria e Amor Divinos a fazem participar a uma eternidade e infinitude relativas, proporcionais ao seu ego, imagens e reflexos da Eternidade e do Infinito Absolutos e por isso mesmo geradores de um Eterno Futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário