-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O livrinho da Vida Perfeita – Parte 3



O livrinho da Vida Perfeita – Parte 3


O que é o pecado ?

É o acto que ocorre quando a criatura se afasta do Perfeito e se volta para aquilo que é sujeito à mudança, o parcial e em particular quando se volta para o seu eu próprio.

Quando surge o Diabo ?

Surge quando esse ser (que integrava até aí a esfera do Perfeito) desejou ser ‘qualquer outra coisa’, pretendeu possuir ‘qualquer coisa’.

Essa apropriação, o eu , o meu, foram a causa do seu afastamento do Perfeito e da sua queda.

Assim aconteceu com Adão que caiu, não por ter comido maças..., mas por pensar e querer apropriar-se de algo e ser ‘ qualquer coisa’, ter um eu , um meu .

Como ocorreu e se repara a queda do homem ?

Tal como com Adão, a queda do homemm ocorre quando ele se afasta do Perfeito e se apropria de algo ( que lhe não pertence por natureza ) e quer ter um eu, um meu.

A reparação consiste em deixar-mos Deus, o Perfeito, fazer-se homem em nós de modo a sermos deificados.

Em deixarmos a nossa apropriação das coisas e esvaziarmos o nosso interior delas para que Deus venha ocupra o espaço deixado vazio e nele actura e fazer a Sua obra.

Nisto coniste a deificação do homem.

A apropriação e a usurpação

A honra e a glória só a Deus pertencem.

Quando o homem se apropria de um bem (algo que é, que faça, que lhe pertença em função so seu eu) está a apropriar-se e a usurpar dessa honra e glória que só a Deus pertencem.

O acto de apropriação do homem é duplamente mau e tem duas consequencias , uma queda/ afastamento do Perefeito e uma usurpação da Sua honra e glória.

Não se apropriar significa ser ignorante do conhecimento ?

Não, isso seria tornar o homem igual aos animais selvagens.

O conhecimento deve existir mas deve ser tão puro e perfeito que não seja apropriado pelo homem mas que seja apenas o conhecimento do Eterno.

Então o homem como criatura desaparece e assim não se apropria desse conhecimento.

Assim deve acontecer com a vontade, o amor, o desejo, etc, quanto menos apropriação houver mais eles são nobres, puros e divinos.

Mais apropriação significa menos pureza, mais imperfeição.

Eis pois o segredo para a libertação : Livrar-se da apropriação !!

Quem se apropria é ignorante na sua ilusão, só quando se percebe isso pelo conhecimento da verdade é que a apropriação termina.

Um mestre dizia : Ah, pobre louco que era, imaginava que era eu!!

Outro acrescentava : A nossa imperfeição é nos apropriarmos do que não é o Melhor, pois a vida Perfeita é nos ligarmos ao Melhor .

Sem comentários:

Enviar um comentário