O livrinho da Vida Perfeita – Parte 3
O que é o pecado ?
É o acto que ocorre quando a criatura se afasta do Perfeito e se volta para aquilo que é sujeito à mudança, o parcial e em particular quando se volta para o seu eu próprio.
Quando surge o Diabo ?
Essa apropriação, o eu , o meu, foram a causa do seu afastamento do Perfeito e da sua queda.
Assim aconteceu com Adão que caiu, não por ter comido maças..., mas por pensar e querer apropriar-se de algo e ser ‘ qualquer coisa’, ter um eu , um meu .
Tal como com Adão, a queda do homemm ocorre quando ele se afasta do Perfeito e se apropria de algo ( que lhe não pertence por natureza ) e quer ter um eu, um meu.
A reparação consiste em deixar-mos Deus, o Perfeito, fazer-se homem em nós de modo a sermos deificados.
Em deixarmos a nossa apropriação das coisas e esvaziarmos o nosso interior delas para que Deus venha ocupra o espaço deixado vazio e nele actura e fazer a Sua obra.
Nisto coniste a deificação do homem.
A apropriação e a usurpação
A honra e a glória só a Deus pertencem.
Quando o homem se apropria de um bem (algo que é, que faça, que lhe pertença em função so seu eu) está a apropriar-se e a usurpar dessa honra e glória que só a Deus pertencem.
O acto de apropriação do homem é duplamente mau e tem duas consequencias , uma queda/ afastamento do Perefeito e uma usurpação da Sua honra e glória.
Não se apropriar significa ser ignorante do conhecimento ?
Não, isso seria tornar o homem igual aos animais selvagens.
O conhecimento deve existir mas deve ser tão puro e perfeito que não seja apropriado pelo homem mas que seja apenas o conhecimento do Eterno.
Então o homem como criatura desaparece e assim não se apropria desse conhecimento.
Assim deve acontecer com a vontade, o amor, o desejo, etc, quanto menos apropriação houver mais eles são nobres, puros e divinos.
Mais apropriação significa menos pureza, mais imperfeição.
Eis pois o segredo para a libertação : Livrar-se da apropriação !!
Quem se apropria é ignorante na sua ilusão, só quando se percebe isso pelo conhecimento da verdade é que a apropriação termina.
Outro acrescentava : A nossa imperfeição é nos apropriarmos do que não é o Melhor, pois a vida Perfeita é nos ligarmos ao Melhor .
Sem comentários:
Enviar um comentário