-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Os Discursos de Pedro de Damasco --Parte 6



Desprendimento


Desprendimento tem sua origem na esperança, pois quem espera para adquirir a riqueza eterna em outro lugar facilmente despreza o que é material e transitório, mesmo que lhe ofereça todo o tipo de conforto.

Embora a sua vida possa ser dura e cheia de dor, que pode persuadir um homem de inteligência para o valor da riqueza material acima do amor de Deus, que dá as duas formas de riqueza para aqueles que O amam?

Isto só poderia acontecer aos cegos e incapazes de ver, tudo por causa de sua falta de fé ou por causa de sua má índole e hábitos.

Mas o Senhor disse que poucos são salvos (cf. Lucas 13:23-24).

Todos aqueles que são os escravos da paixão sofrem da mesma forma por causa de sua falta de consciência, e mesmo se eles resistem por um tempo eles são novamente vencidos pelo hábito.

Por esta razão, o Senhor diz: "O reino dos céus é vítima de violência" (Mt11:12).

Essa violência é devida, não à nossa natureza, mas da nossa intimidade com as paixões.

Se tivesse sido devido à nossa natureza, ninguém iria entrar no Reino.

Para aqueles que escolheram o Reino , no entanto, o jugo do Senhor é fácil de suportar e Seu fardo é leve (cf. Matt. 11:30), enquanto para aqueles que não fizeram esta escolha, "é estreita a porta e apertado é o caminho" (Mt 7:14) .

Para aqueles que o escolheram o Reino está dentro e próximo a eles, porque eles o desejam e desejam alcançar aqui e agora o estado de Desprendimento .

O que ajuda ou atrapalha a nossa salvação é a vontade, e nada mais.

Se você quer fazer algo bom, faça isso, e se você não puder fazê-lo, então tome essa resolução e terá alcançado uma resolução, mesmo que não realize a própria acção.

Assim, um hábito, bom ou mau, pode gradual e espontaneamente ser superado.

Todos os homens são obrigados a manter mandamentos, porque eles pertencem a nossa natureza, isto é, todos nós somos chamados a amar a Deus e ao próximo, a suportar pacientemente o que nos acontece, para fazer uso das coisas de acordo com sua verdadeira natureza e devem se abster de cometer o mal.

Devemos manter estes mandamentos, mesmo que não queiramos.

Com efeito, a menos que os conservemos , não vamos encontrar a paz, mesmo neste mundo, pois as leis punem aqueles que os não cumprem e as nossas autoridades nos obrigam a viver virtuosamente.

Como diz São Paulo, o governante 'não carrega a espada sem nenhum propósito "(Rm 13:4), e novamente:" Você gostaria de não ter nenhum medo de autoridades?
Faça o que é certo e você vai ter a sua aprovação .

O soldado de Cristo tem de fazer aquilo que está além da natureza, por esta razão ele deve provar os sofrimentos de Cristo, para que ele possa atingir também a Sua glória.

Na verdade, esta também é uma lei da natureza, verificada pelo que acontece neste mundo.

Não são os soldados do rei honrados porque sofrem com ele?
E que cada um deles recebe elogios em proporção à sua dedicação ?
E na medida em que ele se mostra incapaz de sofrer e se dedicar desta forma, ele não é desonrado?
Não é óbvio que quanto mais imponentes as vestes de uma pessoa, tanto mais perto ela está do rei?
E quanto menos imponentes mais distante?

A mesma coisa se aplica em relação ao nosso próprio Rei.
Quanto mais sofremos com Cristo e imitamos a sua pobreza, pensamos nos seus sofrimentos e os maus-tratos a que foi submetido antes de ser crucificado por nossa causa e foi sepultado, mais íntimos com Ele nos tornamos e mais compartilhamos em Sua glória.

É como diz São Paulo: Se sofrermos com Ele, com Ele seremos glorificados.

Muitas pessoas sofrem, para ganhar a vida neste mundo, muitas provações e ausencias de casa mas nós não nos dispomos a suportar as dificuldades, mesmo leves pelo reino dos céus e da eterna bênção.

Isso não seria difícil de atingir, se a nossa resolução fosse firme e se vissemos essa aquisição de virtudes não como uma tarefa trabalhosa e intolerável, mas sim como uma alegria e um prazer e uma fonte de libertação da ansiedade e honra que surgem quando as virtudes são adquiridas.

Por fim, a virtude nos traz felicidade e exultação.

Na verdade, o Desprendimento é cheio de alegria, assim como a existência material e suas vergonhosas paixões estão cheias de tristeza.

Que possamos ser resgatados a partir desta existência material e que possamos alcançar vida eterna, imaterial através do Desprendimento que leva à mortificação do corpo .

Sem comentários:

Enviar um comentário