-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Os Discursos de Pedro de Damasco --Parte 3


A verdadeira piedade e auto-controle


É possível temer ao Senhor antes de acreditar Nele?
Não se tem que acreditar primeiro para depois sim se temer aquilo em que se acredita ?
Daí que a fé, o acreditar, dê lugar ao medo e do medo surge a verdadeira piedade.

Deixando de lado as práticas ascéticas que pertencem ao corpo e que antecedem a aquisição tanto do maior tipo de fé e do puro medo ,eu vou falar brevemente sobre as virtudes da alma.

Destas a mais abrangente é o auto-controle, em duas fases , primeiro sobre as paixões e depois sobre os pensamentos.

Há também uma outra forma mais parcial do auto-controle, que se aplica a ações corporais e nos ensina o uso adequado de alimentos e bebidas.
Aqui, no entanto, estou referindo-me ao auto-controle que se aplica, como eu disse, às paixões e a cada pensamento e movimento corporal que não esteja em harmonia com a vontade divina.

Quem se empenha nesta virtude do auto controle vê as provações e as tentações incitadas pelos demônios (não algum diabinho exterior de cornos afiados mas sim as nossas próprias resistências interiores) se multiplicar , porque vêem diante deles um anjo encarnado, sinceramente empenhado em fazer o que é certo e bom.

Isto é o que se entende pela ordem dada ao homem no paraíso, "cultiva e guarda" (Gn 2:15); deste auto-controle que precisa ser cultivado e guardado incessantemente, de modo a evitar qualquer das paixões que estão fora do jardim ,de mansinho rastejar de novo para dentro dele .

As duas formas de auto-controle não são idênticas, enquanto a primeira refreia as paixões, a segunda controla até mesmo o menor pensamento mantendo-o sob vigilância para que não o conduza ao pecado mas sim a Deus.

É preciso prática, experiência nesta aquisição das virtudes através de muito esforço e durante um longo período de tempo.

Isto é especialmente verdadeiro para as virtudes da alma, pois estas são as virtudes mais introspectivas e essenciais.

As virtudes que dizem respeito ao corpo - que são melhor descritas como as ferramentas das virtudes - são mais fáceis de adquirir, mesmo se exigem esforço corporal.

Mas as virtudes da alma, embora eles exigem o controle do pensamento por si só, são muito mais difíceis de alcançar.
É preciso dar atenção persistente e paciente aos nossos pensamentos, de modo a ganhar experiência de nossas muitas provações e batalhas e, assim, nos tornarmos marinheiros experientes, se não mesmo capitães da nossa vida.
Quem não está atento está cego e até diz que vê .
É por isso que é dito’’que eles serão julgados mais severamente (cf. (João 17:22).

Se nós reconhecemos a nossa cegueira, já é um bom sinal, mas é importante também no dia a dia da nossa vida sermos gratos, admitir as nossas falhas e a nossa ignorância, repreender a nós mesmos, pois é vergonhoso até mencionar as coisas que fazemos em segredo (sem auto controle).

Mestre Eckhart dizia : ‘Se todos os dias disseres obrigado , já é bastante‘.

Aquele que deseja manter a posse de auto-controle , deve primeiro ser mestre de si mesmo seja externa ou internamente, agindo como se já estivesse morto na alma e no corpo em relação a este mundo e todos os outros homens.

Em todas as circunstâncias, ele deveria dizer para si mesmo:

Quem sou eu?
Que é a minha existência?

Nada, apenas abominação.
Começo da terra e termino como putrefação e entre as duas estou cheio de todos os tipos de insolência .
O que é a minha vida?
E por quanto tempo?
Uma hora e a morte vem.
Por que me preocupar com isto e aquilo?
Já estou morrendo pois só Deus controla a vida e a morte.
Por que eu me preocupo e me esforço em vão?
Tudo o que preciso é um pouco de pão, porquê procurar mais?

Se eu tiver isso, não há nada mais para me preocupar.
Se eu não tiver , pode ser que, na minha ignorância, eu me preocupe, mas é sempre Deus quem dá aquilo que eu preciso.


Por estas razões, todo homem deveria ter como única preocupação guardar os seus sentidos eseus pensamentos, de modo a não conceber ou fazer qualquer coisa que não possa estar em conformidade com a vontade de Deus .

Deve-se preparar para aceitar pacientemente as coisas que lhe acontecem pelas mãos de homens e demônios, quer estas coisas lhe sejam agradáveis ou desagradáveis.
Nem uma nem outra deve excitá-lo e mergulhá-lo seja em alegria insensata e presunção ou em melancolia e desespero.

Ele não deve ter nenhum pensamento de excesso de confiança até que o Senhor entre em sua casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário