-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sábado, 1 de janeiro de 2011

A Criação na teoria Sufi - Parte 4


O ascestismo(solidão tipo eremita ) leva a algum lado ?

Ao Fanã (aniquilamento)?

Não necessáriamente , existem 2 palavras , Tajrid ( despojamento ascético= nada possuir) e Tafrid( abolição = não ser possuido por nada ) e a meta do Sufi sempre foi o Tafrid .

Atingir o Tajrid é meramente material (quem nada possui pode mesmo assim ser ‘tentado-perturbado’ pelo exterior ,ser ‘influenciado’ mentalmente ) , atingir o Tafrid é ser indiferente a tudo exterior tendo ou não tendo bens materiais , é estar já em outro nivel mental.

Ibn Arabi precisa : Quem renuncia ás coisas do mundo só o faz por ignorância e pelo véu que cobre os seus olhos , se soubesse que o mundo é um louvor ,uma manifestação do Criador e que Dele dá testemumho ,como poderia renunciar a ele , se ele tem tal atributo ?

O sufi é panteista ?

Não, porque para o sufi o mundo não é Allah !

O mundo não tem realidade com R grande como a Existência ,existe ,baseia-se numa manifestação da Essência mas é impermanente e temporário, não é a Essência , é uma ilusão neste sentido ( não de não existir ) ,um reflexo da Existencia .

Para o sufismo importa não confundir a Ipseidade de Deus com a alteridade real do mundo.

O eu existencial é uma ‘precipitação/reminiscência ‘ da divina Ipseidade.

A Essência de Deus ( al-Dhât ) contêm a sua Absoluta Possibilidade, projecção de uma Ipseidade sem alteridade .

Assim sendo Deus ,simultaneamente , exterior( manifesto) e interior ( em potencia) Ele nunca pode ser confundido com o Universo, um sufi se vê Deus em todas as coisas , nunca pode ‘experimentar’ que tudo é Deus , pois os entes criados são meras possibilidaddes –potencialidades face à absolutidade ôntica de Allah .

O mestre ibérico Ibn Qasi dizia : Não se prova a existencia de Deus ,pois nada de exterior O pode representar, cada um que O procura é que é a prova ,quando sobe à montanha .

Se o mundo fosse Deus então o Mal não existiria mas todos constatamos que ele existe no nosso dia a dia.

A natureza com as suas duras regras ,leis da vida , não conhece o Mal , é essencialmente ‘inocente ‘ como os animais .

Para os sufis as diferenças entre os homens e o resto da criação são os Atributos ou Nomes Divinos ,enquanto o homem os reflecte na totalidade , a restante criação apenas o faz parcialmente .

Existe como que uma irradiação descendente , quanto mais para baixo menos intensa ou complexa em Atributos é a Luz irradiada.

Toda a criação está impregnada pela Absoluta Essencia Divina ,apenas ,por assim dizer, o grau-nivel dessa incorporação é diferente em cada ser segundo a sua complexidade.

Por isso se diz que o homem tanto se pode virar para cima e tornar-se no Anjo do Senhor ou para baixo e ser como aos animais a comer na pocilga do mundo material e consumista das paixões .

Sem comentários:

Enviar um comentário