-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

domingo, 21 de novembro de 2010

Viagem ao Egipto cristão dos Coptas e dos Pais do Deserto

Peregrinação ao Monte Sinai



No deserto do Sinai no Egipto começa a lenda de Moisés que diz que no cima do Monte Sinai ele recebe as Tábuas dos Mandamentos de Deus .
Actualmente este local está envolvido num turismo de massas , cerca de 2.000 'turistas' sobem a montanha todos os dias entre as 2.00 e as 5.00 para ver o nascer do Sol do topo da montanha. São 3 horas a subir e 2 horas a descer valendo a experiência única deste esforço fisico feito em grupo em condições nada fáceis .



Subida Monte Sinai


Cume do Monte Sinai ao nascer do Sol


O Egipto cristão começa com a história da passagem da Sagrada Familia pelo Egipto em fuga devido às perseguições de Hérodes na Palestina.

Diz a tradição que a Sagrada Familia ficou 3 anos e 11 meses no Egipto entre 7 AD (ano do nascimento de Cristo) e 4 AD ( ano da morte de Hérodes ) .

Ainda hoje se mantem peregrinações aos locais , onde supostamente a Sagrada Familia passou, tais como o Mosteiro da Virgem Maria onde se conta que Jesus juntou os discipulos após ter ressuscitado para lhes dar orientações de pregação.

Trajecto da Sagrada Familia no Egipto

Diz-se que S. Marco foi o 1º pregador em Alexandria entre 50-68 DC .

Fala-se também , a partir dos rolos encontrados no Mar Morto ,que antes da implantação do cristianismo já havia vida de solidão em grutas por um grupo denominado de Essénios que se afastavam da sociedade para se dedicarem á vida contemplativa ( com que filosofia ? ) ou ainda que um grupo de ascetas judeus os ‘ terapeutas’ já praticavam em 50 DC este tipo de ascese .

Entre 180 e 250 existiu em Alexandria uma escola filosófica cristã ,a Didaescala , que promovia o estudo e debate das teorias da época , cristianismo tradicional .gnosticismo , maniqueismo .

Entre 200 e 260 houve diversas perseguições romanas aos cristãos e daí terem surgido os primeiros eremitas em fuga dessas perseguições e ter-se criado na zona de Tebas a célebre Tebaida(area de localização dos primeiros eremitérios) .

Tebaida segundo Fra Angelico

Pensa-se ter sido S. Paulo ( 228-341 ?) a criar a Tebaida em 240-250 .


S.Paulo segundo José Ribera

Seguiu-se S. António ( 251- 356 ? ) em 270 , sendo o deserto uma escolha para uma procura da pobreza evangélica , da intimidade com Deus , da inocência paradisiaca perdida ,da pureza original do cristanismo fazendo assim uma ruptura com o mundo,com a sexualidade e prazeres associados .

Podem ver-se aí raizes do pensamento neoplatónico e gnóstico .

Gruta de S. António

S. António foi discipulo de S.Paulo , quando S.Paulo recebeu a visita de S. António ,conta a lenda, que o corvo que todos os dias trazia a Paulo meio pão para comer nesse dia trouxe um pão inteiro para os dois,quando Paulo morreu António enterrou-o e a guardar a sua campa ficaram dois leões.

Paulo e Antonio por Velasquez

Dois leões da lenda

Em 260 existiu um periodo de tolerancia romana que terminou em 304 com o Imperador Dioclesiano a decretar novas perseguições .

O ano de inicio deste imperador 284 foi mesmo escolhido como o 1º ano na religião copta,a era dos ‘mártires ‘ ( começa a 29 Agosto 284 ) ainda hoje existindo este diferencial na contagem dos anos entre o Ocidente cristão e o Egipto copta.

Em 305 S. António vê que este isolamento radical não beneficia as pessoas nem a caridade cristã e cria um novo sistema,o semi-anacoretismo,que junta em comunidades não-isoladas,aqueles que procuram a elevação espiritual .

Cada comunidade dispõe de varios eremitérios individuais 25 x 35 m , compostos por patio, jardim de cultivo e de um espaço interior combinando quarto , oratório e escritório .

Longe vão os tempos do isolamento radical em grutas .

São assim criadas várias comunidades por S. Macário e outros entre 325-330 .

Em 313 o Imperador Constantino decretou a liberdade religiosa para os cristãos passando a religião de Estado em 391 .

Em 323 S. Pacome cria um novo sistema , o cenobitismo, com mais regras organizativas com enfase na obediência estrita , que perdura até 400 .

Inicia-se o tempo dos Pais = Abbas ( e Mâes= Ammas ) do Deserto e das suas parabolas e histórias que ainda hoje nos marcam pela sua profundidade .


História 1

Um Pai dizia : se vires um jovem a subir para o céu pela sua própria vontade, agarra-o pelo pé e deita-o por terra , isso não é bom para ele .

Historia 2

O Pai Macário ao encontrar um ladrão a roubar as suas parcas posses,ajudou-o a carregar o burro com o furto , pois dizia que tudo o que temos nos é dado , nada nos pertence,se vem um ladrão é porque é chegada a hora de devolver !!!

Historia 3

A Mãe Matrona dizia que muitos eremitas nas grutas se comportam
como se estivessem na cidade e assim se perdem .

É melhor ter muita gente á volta e viver uma vida interior de solidão do que estar só mas estar sempre a desejar a multidão.

Historia 4

O Pai Pambo dizia : Se tens coração , podes ser salvo .

Historia 5

O Pai Evagrius dizia : Eliminem as tentações e ninguem será salvo.

S.Macário

Historia 6


A Mãe Teodora dizia nem o ascestismo nem as vigilias nem o auto sofrimento podem salvar, apenas a verdadeira humildade o pode .

Havia um eremita que perguntou ao diabo :
-- O que te faz fugir ? O jejum ?
-- Não , eu não como nem bebo .
-- São as vigilias ?
-- Eu não durmo .
-- É o isolamento do mundo ?
-- Eu vivo no deserto .
-- Então que poder te faz afastar ?
-- Só a Humildade !

Historia 7

O Abade João dizia que já se tinha arrependido de ter falado .
Nunca de ter mantido o silêncio.
Como queres salvar a tua alma se a tua lingua se
escapa pela porta aberta ?

Historia 8

O Pai António dizia :
Não há nada que os homems mais temam que de se encontrarem sozinhos com eles próprios.
O homem moderno tem duas incapacidades , a de conviver com os outros e a de viver só.
A civilização do consumo perdeu o sentido da solidão e da vida interior .

Nunca como agora os homens foram tão solidários e tão ...sozinhos .

História 9


Se gostas do que não envelhece não procures o que envelhece .
Se gostas da vida eterna , pensa a cada instante na tua morte .

História 10

Se para repreender alguém tu te encolerizas, aí tu deixas sair a tua própria paixão.
Evita , pois, para salvar os outros , perderes-te a ti próprio.

S. Macário

Historia 11

Um irmão comunicou ao Abade João que um outro irmão tinha regressado ao mundo.
‘‘Não te admires disso , admira-te sim se algum irmão tiver conseguido escapar às emboscadas e artimanhas do Inimigo ‘’ .

Historia 12

Há uma voz que se faz ouvir ao homem até ao seu derradeiro suspiro :
Converte-te hoje mesmo !!

Historia 13

O Abade Macário dizia : ‘’Prefiro alguém que se arrependa depois de pecar do que alguém que desconhece que pecou e que se não arrenpenda’’.

Historia 14

O Abade João dizia a um irmão :
Tu és uma soma de dias .
Cada dia que passa, passa também um pouco de ti e quando se vai uma parte o todo está perto de ir.
Que esperas ? Age !!!


A proibição do paganismo em 392 fomenta o crescimento do cristianismo copta no Egipto,tendo a linguagem copta tido origem numa mistura do antigo egipcio com o grego .

Em 451 a igreja copta separa-se dos centros em Roma e Constantinopola após um cisma filosófico sobre a natureza única ( monofisismo ) ou dupla de Cristo .

Os coptas cristãos atravessam com altos e baixos a ocupação islamica ( desde 640 ) , otomana (a partir de 1517) e adaptam-se a todas as vicissitudes do tempo para se manterem fiéis aos seus principios religiosos e comunitários , hoje em dia as comunidades coptas cristãs contam perto de 6 -8 milhões de pessoas ,cerca de 6 % da população e existem comunidades ortodoxas , católicas e protestantes ,cada qual com as suas festas e diversas celebrações próprias .

A sua espiritualidade é rica , mantiveram alguns ritos funerários com momificação dos antigos egipcios e celebram a Pascoa com fervor .

A organização dos mosteiros que se mantêm ainda hoje é de comunidades mistas , mosteiro e grutas isoladas perto do mosteiro ,quem quer fica no mosteiro,quem quer um periodo de meditação mais isolado refugia-se numa gruta perto .

Hoje os mosteiros existentes mantêm comunidades em busca espiritual de Deus ,de si próprios e do seu Caminho com alguns abertos a leigos sob a forma de retiros para meditação , num mundo cada vez mais violento e sem espiritualidade em que alguns poucos buscam a Verdade , a Humildade e a Pobreza nos seus Desertos .




Sem comentários:

Enviar um comentário