-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Espiritualidade e Voluntariado -Caridade Social segundo Karl Durckheim

A CRUZ DE CRISTO

OU

A CRUZ VERMELHA ???


Espiritualidade e Voluntariado - Caridade Social 
   segundo Karl Durckheim


Para Durkheim dar esmolas por dar, fazer a chamada ‘caridade‘, o chamado ‘voluntariado social', nada faz avançar o homem no Caminho, pelo contrário o pode desviar de vez Dele .

Se não somos Mestres de nós próprios como podemos sequer ajudar os outros?

Quem se fecha em Si prório não é egoista puro?

Não, e é um grande mal entendido, porque quem o faz não é para se fixar no seu eu existencial mas sim para procurar fixar-se no seu Eu supremo, na nossa prória essência divina .
Estão no mundo, mas não são do mundo.


Quem ainda não reconhece o Caminho a seguir, o trabalho sobre si próprio em meditação, em labor alquimico, mas ‘sente’ que precisa de fazer ‘algo’ na sua vida, não actua senão pela militância-activismo social ou politico (ex. teologia da libertação,etc) onde o seu esforço fica no ‘mundo’ sem desbloquear o egocentrismo pessoal doente nem libertar a Luz interior.

É preciso distinguir a Cruz de Cristo da Cruz Vermelha e o cristianismo da militância social, a Cruz Vermelha é de facto um ramo da Arvore de Cristo, mas NÃO é a Arvore EM SI .

Só o contacto com a nossa interioridade mais profunda pode fazer nascer o Homem Novo e só ele pode mudar radicalmente a nossa relação com o mundo e com os outros.

Mais Eu, mais podemos ajudar os outros, menos Eu e tudo que se faça pouco vai alterar o mundo.

Deus chama pelo homem desde sempre : Adão, onde estás ?

O Mestre Zen Taushu a toda a hora se chamava: ‘Taushu ,onde estás ?’ , ‘Aqui’, respondia de imediato,alerta,vigilante.
‘FOCO’ + ‘FOCO’ +’FOCO’ ... sempre ‘FOCO’.


As relações com os outros apenas têm significado se tivermos percebido que amar o proximo não é dar-lhe esmola ou ser amável ou caridoso, é acima de tudo e apenas depois de termos evoluido nós próprios no Caminho, ajudá-lo a descobrir por si que o Caminho também existe para ele.

Quem avança no fim do Caminho não precisa de palavras ou muitos gestos para os outros, pois irradia uma Luz e uma Paz que, de imediato , é ‘sentida ‘ por quem o rodeia.

O seu Amor aos outros nada tem de ético, nem de sentido de valores, sejam bom, mau, verdadeiro, belo, etc, é pura irradiação natural da Vontade Dele e não da nossa.

Beneficia mais os outros, na decisão de também começarem o Caminho, que todas as acções caritativas que se possam ter feito.

Existem poucos eleitos, são eles uma elite?
É verdade, sem sentido de supremacia, orgulho ou vaidade, pois infelizmente e pela própria natureza humana ‘muitos são chamados mas poucos os que decidem‘ avançar nesta ‘missão‘ específica.

Ouve-se falar que Cristo era ‘marxista’ pois queria reformar o mundo.
Esquecem-se que Ele procurava o Ser e não o Ter, grande e abismal diferença .

As mudanças sociais e politicas são do Tempo (são pontuais e temporárias, não permanentes) e o que Cristo e Lao Tsé dizem está fora do Tempo e é eterno !

A Sabedoria verdadeira é universal pois é a expressão divina em linguagem humana.

Havia um discipulo de Jesus que lhe disse : Vou acompanhar-te depois de enterrar o meu pai.
Jesus respondeu :  Deixa os mortos enterrarem os mortos !!

Sem comentários:

Enviar um comentário