-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Viagem à Etiopia Cristã ,o Reino do Preste João


A Etiopia foi um dos berços da humanidade , por lá se têm descoberto vestigios dos primeiros humanóides , como a famosa Lucy que se pode observar no museu de Adis Abeba, capital do país.

Esta zona de Africa foi sempre palco de mistura de povos e constantes migrações .
Teve vários nomes , conhecida como terra de Pount ou Coush para os Egipicios até Reino da Abissinia.
O império egipcio manteve contactos comerciais constantes com os povos aí existentes durante 2-3 milénios antes de Cristo.

Existiu também grande influencia de povos vindos do sul da Arabia, nomeadamente do Yemen , denominados Sabeus , que aí tinham criado uma civilizaçāo avançada cerca de 1.000 anos antes de Cristo e que detinham o controle do comércio na zona.

Aí nasceu a lenda da Rainha do Sabá , conta a lenda que a Rainha do Sabá visitou Jerusalém no tempo do Rei Salomão e teve dele um filho Menelik que trouxe para a Etiopia a Arca da Aliança contendo as tábuas dos Mandamentos recebidas por Moisés no monte Sinai.
Essa lenda ainda hoje vigora nas igrejas na Etiopia que se dizem detentoras de cópias dessa Arca e das Tábuas .

Encontro da Rainha do Sabá e o Rei Salomão

O livro sagrado dos Etiopes , Kebra Negast , reinvindica a sua descendência dessa ligação entre a Rainha do Sabá e o Rei Salomão e essa ligação tornou-se na fonte de legitimidação do poder divino dos Imperadores-Negus ( à semelhança dos Faraós no Egipto ) consolidando assim o seu poder politico .

A civilizaçāo Sabática teve o seu apogeu entre os séculos 5 e 3 antes de Cristo e como centro a cidade de Marib no sul do Yemen onde existiam templos de culto a diversas divindades pagãs.

Templo Sabeu em Marid -Yemen Sul

Devido a mudanças climatéricas houve uma migraçāo do povo Sabeu para a Etiopia , por volta do sec. 1. da nossa era , levando consigo muito da sua cultura .

Templo Sabeu de Yeha na Etiopia


Os povos ,na altura, existentes na Etiopia , tinham uma cultura religiosa pagã onde se destacava o culto da serpente , da terra e dos astros .

Imagem ligada ao culto da serpente

A mistura das culturas deu origem a uma nova civilização , a Aksiumita com Aksum como capital que prosperou entre os sec. 1 e 9 da nossa era e que deveu a sua prosperidade ao controle do comercio entre a peninsula árabica e o Egipto .

Estela funenária em Aksum

No sec. 3 o Rei de Aksum , Ezana converteu-se ao cristianismo e surgiu desde então um novo reino cristão , que manteve tradições antigas , Biblias apócrifas e que se deu a conhecer a pouco e pouco no Ocidente.

A civilização de Aksum terminou no sec. 9 mas manteve-se uma tradição cristã até aos dias de hoje , tendo no sec. 6 começado a surgirem os primeiros eremitas e a vida monástica isolada nas grutas do Norte da Etiopia com base nos ritos monásticos originários nos eremitas do deserto do Egipto que tiveram actividade no sec. 4 e até final do sec. 5.

No sec. 12 houve um interregno na dinastia Salomónica , mantendo-se os ritos cristãos , tendo o Rei Lalibela construido as famosas igrejas escavadas na rocha , hoje Património da Unesco , ainda hoje em actividade plena com funções religiosas.

Igreja de S. Jorge

A retoma da dinastia Salomónica foi retomada em 1270 , sendo Haile Selassie (1916-1970) o ultimo Imperador desta dinastia .

Entre 1493 e 1634 no Portugal dos Descobrimentos já se falava no Preste João e na necessidade de manter contactos com ele e fazer uma frente comum contra os 'mouros' .
Daí o Rei D.João II ter enviado varias missões em busca do então famoso Preste João , numa delas se integrou Pero da Covilhã que por lá ficou e diversas missões de jesuitas evangelizadores .
Portugal também enviou missões militares de apoio ao Rei da Abissinia ( Preste João) contra os mouros , o filho de Vasco da Gama , D. Cristóvão da Gama lá combateu e lá foi morto .

Os descendentes dos Portugueses que por lá ficaram ajudaram na construção de palácios e pontes para os Imperadores vigentes .

Ponte Portuguesa sobre Nilo Azul
ainda hoje muito utilizada

Castelo de Gondar construido por Portugueses

A fé cristã permaneceu ligada de inicio à Igreja Ortodoxa de Alexandria e depois tornou-se independente conservando os seus proprios ritos , tendo permanecido bem implantada nas zonas a Noroeste à volta do lago Tana ( Gondar , Bahr Dar, Aksum , Lalibela ) .

Existem inúmeras festas cristãs dedicadas a Cristo e a Maria sendo a mais importante em 17 Janeiro a Epifânia ( Baptismo de Jesus por S.João Baptista ) ou Timkat realizada em todas as principais vilas desde Lalibela a Gondar .


Festa do Timkat

Baptismo ritual em Gondar


Padre ortodoxo Etiope

Em suma , uma viagem que nos mostra as raizes cristãs antigas em pleno sec. 21 , uma fé absoluta dos crentes nos seus rituais e lendas que permitem uma estabilidade do arquétipo espiritual deste povo simples e humilde que vive dia a dia , feliz por ver o Sol nascer e pôr-se a cada dia e de tudo desprendido na sua pobreza real .

Uma viagem de reflexão a Caminho de Casa .

1 comentário: