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sábado, 21 de agosto de 2010

Metodologia do Caminho Sufi ( El Safar )



Na escola Sufi é essencial haver um Mestre para guiar o discipulo que inicia o Caminho, não se concebe fazer o Caminho sozinho , ‘ o discipulo deve ser como o cego que é guiado pela borda do precipicio pelo seu guia .’

Há como uma geneologia espiritual iniciática que vai do discipulo actual até ao Profeta Maomé passando por todos os intermediarios e mestres pelo meio .

O problema é que o Mestre deve ser uma pessoa já muito adiantada no Caminho e com o ‘dom ‘ de guiar o discipulo e isso hoje em dia não é nada fácil de encontrar .

Durante a aprendizagem o discipulo vai adquirindo conhecimentos e conceitos sobre si proprio , sobre o universo e o Criador ( Allah ) , alguns desses novos conhecimentos são dados pelo Mestre, outros são ‘dons ‘ de Allah e passam a ‘segredos espirituais ‘ ( Es–Sirr ) que são intransmissiveis a outros e passam a ‘segredos’ aos olhos dos outros pela simples razão que os outros não entendem , ‘a sua razão não suporta ‘ esses conhecimentos e daí o guia instruir o discipulo para não os divulgar , pois só ele os pode compreender porque só ele os vivenciou .

As comunicações do Mestre não são verbais mas sim uma especie de transmissões de energia espiritual pelo exemplo e pelos actos e daí se falar que certo discipulo teve o ‘dom ‘ de ter recebido certo conhecimento por via ‘indirecta’ do Mestre mas dado na verdade por Allah face ao merecimento do discipulo.

O Mestre ( Shaykh ) , quando existe , faz o discipulo ( Murid ) participar na via do Sirr , do Segredo ( Tariq Es-Sirr ) .

Quando não existe Mestre ( por morte fisica do anterior e inexistencia de novo ) o discipulo segue a via do Tabarruk ( Tariq El-Tabarruk ) , a via sem Segredo , que se serve de livros , tradições e sobretudo de técnicas e formulas de concentração chamadas ‘ Dhikr ‘ ( invocações do nome de Deus e do Profeta á base de repetições sucessivas ) .

As ‘ Dhikr’ proporcionam ao discipulo certas experiencias espirituais chamadas de ‘gosto ou sabores ‘ espirituais ( Dhawq) que os vão levando a pouco e pouco a niveis superiores de consciencia .

Estas técnicas podem evoluir para continuos movimentos rotativos como os praticados pelos Derviches para se atingir estados superiores de consciencia e receptividade aos ‘dons ‘ divinos .

Enquanto a Via do Segredo permite uma realização espiritual efectiva face á presença do Mestre, a Via do Tabarruk , como não tem a presença fisica do Mestre , actua de um modo mais ‘teórico‘, mais com práticas criadas para tentar ‘substituir’ a falta do Mestre .

A Via do Segredo permite atingir a uniâo ( Taqarrub ) com Allah pelo despojamento (Tajarrud ) material e espiritual e aniquilação do eu do discipulo , os Sufis dizem que adoram Allah por Ele mesmo .

A função do Mestre é despertar o Conhecimento de Si mesmo do discipulo , como a frase célebre ‘ Conhece-te a Ti proprio e conhecerás Deus ‘ ( Man ‘Arafa Nafsahu fa-qad ‘Arafa Rabbahu ) .

O Mestre , para os sufis , depende de uma ordem divina , de um Dom divino ( Amr ‘Ilahi) , ou em outras palavras ‘de uma autorização divina’ (Idhn Rabbni).

O Mestre , primeiro tem de ‘criar ‘ ( usando técnicas de ‘demora ou ausencia de respostas ás questões ) no discipulo uma ‘necessidade‘ , um ‘despertar’ de uma procura verdadeira que dê origem a uma ‘resolução espiritual ‘ sincera de seguir a Via indicada pelo Mestre
(que porá essa sinceridade á prova por meio de técnicas de rejeição sucessivas antes da aceitação final ) .

O discipulo ( El Murid ) tem outro nome , Faqir ou Faqr , ‘ o pobre ‘, pois para seguir caminho ele tem de ser pobre , vazio do mundo e dos seus preconceitos .

No sentido de abandonar a sua ‘vida velha ‘ e se juntar à nova Vida e ao novo Conhecimento é confrontado pelo Mestre a estados de perplexidade ( El Hayrah) que lhe rompem o equilibrio sensorial e cognitivo da vida ‘velha ‘ e lhe permitem a abertura ao Conhecimento Novo que já existia nele mas estava coberto pelos véus do seu eu velho.

Veús criados pelos valores externos do mundo que substituiram a ‘alma virgem ‘ , a natureza espontanea e original (El Fitrah) do homem.

O Conhecimento é o ‘tirar’ os véus pelo combate contra si mesmo , contra o chamado ‘eu despótico ‘ e alcançar a atitude de humildade (Et Tadallul) essencial para avançar na Via .

Durante o Caminho existem estados de contracção ( El Qabd ) e expansão ( El Bast ) .

Em Qabd o discipulo não deve negar e fugir mas aceitar a Vontade divina .
Em Bast deve ser vigilante e não permitir ser dominado por alegrias em excesso , pois pode ver ‘fechadas’ portas até aí abertas .

Existem também fortes estados espirituais ( Hal ou Ahwal ) que são dons pasageiros sem a intervenção da vontade do discipulo , ao contrário dos ‘Maqam ‘ que são graus espirituais adquiridos pelo discipulo durante o caminho e que permanecem com ele .

Existem também visões espirituais ( El Basirah) em estado vigilia ou de sono e que os sufis dizem poder ter papel positivo ( tipo bombons de ‘encorajamento’ ) ou negativo ( caso o discipulo se agarre a elas como idolos ) e aqui o Mestre tem papel decisivo para orientar o discipulo .

Quem pela Via do Segredo se aniquila em Deus (Le Fana) deve de novo regressar ao mundo(Le Baqa ) , pois os Sufis acreditam ser este nivel acima da aniquilação, como a ultima etapa da historia dos 10 touros do Zen também assinala , mundo esse agora visto com olhos ‘divinos da Fana ‘ .

Os Sufis dizem que em Baqa ‘ continuamente se adora Deus , olhando o mundo ‘ .

Na via Sufi o Amor espiritual ( El Mahabba) tem um papel essencial para alcançar a união Le Fana .
Esse Amor vem do Conhecimento previo , sem ele não há Amor.

Sem esse Amor , esse fluir,esse cooperar de energias entre o homem e o Criador , o Louco de Amor ( Majnun) pode insistir e bater sem conta á porta de Leila (a Essencia Divina não manifestada ) que a porta não se abre sem ele responder á pergunta de Leila ‘ Quem és ? ‘ com ‘Sou Tu ‘ em vez de ‘Sou eu ‘ .

O estado de união máximo em Deus é para os sufis , um grau de união metafisica chamado de ‘ El Ahadiyyah ‘ .

A Via do Tabarruk permite apenas , pelo estudo e pela devoção (El Ibadat) , se alcançar a salvação da alma , não o conhecimento de Deus (El-Marifa) .

Abaixo da Via do Tabarruk estão os comuns dos crentes que seguem apenas a Lei revelada (Shari’a) .


Algumas equivalencias

Transformaçao antes do morrer fisico -
‘ morrer antes de morrer – ‘mutu qabla an Tamutu ‘

Conhecimento interior – gnose – ma’rifa

Tariqa – via espiritual

Tariq Es-Sirr – Via do segredo espiritual

Shari’a – Lei revelada

Haqiqa – Verdade divina



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