-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

As Noites Escuras do Caminho -Parte 16


PARTE 16

Noite escura do Espirito

Purificação activa da Vontade


Metodos de mortificar a Vontade pela Caridade segundo S. João da Cruz


Origens do Gozo

-----Sensiveis

São os gozos relativos aos 5 sentidos que recebem gozo e deleite seja por comunicação interior de Deus seja pelas coisas externas comunicadas pelos sentidos .

Nem por uma via ou por outra pode a parte sensitiva conhecer a Deus , logo deter-se a vontade nisso é sem proveito , vaidade e impede a entrega única a Deus.

O gozo nas coisas sensiveis ( uma boa musica , uma bela paisagem , um perfume agradavel) podem levar a alma a Deus ( foi por isso que Deus os criou como imagem da Sua Glória ) , é verdade , mas esse gozo é muito delicado e em geral pode levar mais para a recreação do que para a entrega a Deus .

Só seriam úteis para quem , ao primeiro movimento deste gozo , logo o ultrapasse e se ponha em Deus .

Só quem tenha os sentidos bem purgados e sujeitos ao espirito pode tirar proveito de todas as coisas sensiveis não por elas proprias mas para a contemplação de Deus , tal como o faziam no Paraiso os nossos pais que tinham a parte sensistiva bem sujeita á razão.

Mas isso não é fácil nesta vida , logo o melhor é não se dar a esses gozos e os não procurar e assim ter proveito espiritual e mesmo temporal ( gozo negado pela vontade é ‘cem vezes multiplicado por Deus ‘ ) .

Danos em se dar a esses gozos

Em geral , obscuridade na razão , tibieza e tédio espirituais .

Em particular

Nos gozos da vista – distracção da mente , cobiça , inveja, desonestidade.

Nos gozos de ouvir – distracção da imaginação , falatório , juizos falsos.

Nos gozos do cheiro – repugnância às coisas pobres e humildes , pouca senibilidade espiritual .

Nos gozos do paladar – Gula , embriaguez , luxuria.

Nos gozos do tacto – Amolece espirito ,perde vigor e força , animo diminui, cria cobardia e inscontância , fica-se adulador , débil e incapaz como um vaso quebrado .

Solução : Quem não tiver os sentidos bem purgados para de inico logo levar os gozos e deleites para Deus , então que os negue .

‘O que nasce da carne , carne é , e o que nasce do espirito , espirito é‘

----Morais

São os gozos relativos aos bens morais e virtudes ( obras de misericordia, de boa indole e mercê pelos outros ) .

São em geral de alto valor para Deus se os aproveitamos para avançar no Caminho e trazem paz e tranquilidade .

Se os usamos para uso próprio ou para os outros verem , então nada disso tem valor , não precisamos de ir á missa ou dar esmolas apenas para nos sentirmos bem connosco ou para sermos ‘vistos’ nessas obras .

O ideal para Deus seria serem feitas ‘ ás escuras ‘ , sem mesmo nós proprios nos darmos por isso.
‘Não saiba a mão esquerda o que faz a direita ‘ .

Os danos em se dar mal a estes gozos são grandes pois são espirituais .

--- Soberba , presunção .

--- Dignificação propria ‘ nós somos perfeitos os outros são imperfeitos’.

--- Vaidade , fazem-se obras apenas para receber louvores ou prémios , para ter honras,brasões, imagens,para que se saiba que se fizeram e se espalhar a noticia pelo mundo , assim se adorando a eles proprios em vez de Deus.

--- Recuam no caminho, pois quando perdem o gosto nas obras a que estavam ‘acostumados’ (onde residia a sua consolação e suavidade de espirito ) ficam sem forças e perseverança para obras novas de mortificação no caminho que , porventura , Deus lhes queria dar para os fazer avançar, pois ao perderem o gozo perderam a força de obrar sem beneficio proprio.

--- Enganam-se em juizos de valor , o que obram ‘é sempre melhor que o que não obram ‘.

--- Rejeitam conselhos e ensinamentos sobre as obras morais que fazem , julgando-se donos da verdade e sem animo nem flexibilidade de juizo e assim perdem o amor para com Deus e para com o proximo tanto o puseram nas suas obras . Deixam de ter Caridade .


Rejeitando o gozo em obras morais , tiramos o ‘tapete ‘ ao demonio , fazemos as obras melhor porque não nos ‘envolvemos ‘ nelas , damos fim ao começo e não andamos a saltar de obra em obra ( quem obra apenas por gozo é insconstante e variável ) .

Jesus dizia ‘ Recebem a palavra com gozo e logo o demonio lha tira para que não perseverem ‘ .

O sábio aplica-se na substancia da obra e não no seu gozo , torna-se pobre de espirito , age com humildade e prudência sem as fúrias e impetuosidade dos que colocam gozo no que fazem e torna-se agradável a Deus e ao proximo pela sua Caridade .

Sem comentários:

Enviar um comentário