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quarta-feira, 10 de março de 2010

A ORAÇÃO DE JESUS

A "Oração de Jesus" se tornou conhecida entre nós por um escritor russo desconhecido, que escreveu o "Peregrino Russo". O herói do livro, é um homem pobre que perde tudo o que possui devido a uma sequência de calamidades e parte para uma jornada, buscando aprender como "rezar incessantemente". Ele finalmente chega a um mosteiro onde aprende que orar não é uma ocupação da mente mas uma ocupação do coração. Lá ele aprende a rezar a "oração de Jesus" até que ela se torne a música de fundo em tudo o que ele fizer e onde quer que vá. Uma vez que a oraçao se torna parte de seu espírito, ele reza inconscientemente por todo o dia e alcança seu objetivo de "orar sem cessar".

Não precisamos ter esse objetivo de rezar incessantemente para nos beneficiarmos de um exercício como a Oração de Jesus. Há um pronunciado "efeito centralizador" com a oração. Ela nos aquieta e nos prepara para escutar a Deus. Direciona nossa atenção para além das necessidades de nossa vida diária neste mundo e nos recorda do outro, nos conectando com matérias mais profundas, capacitando-nos a relembrar quem somos e de Quem somos.


A Oração de Jesus em si mesmo é a fórmula simples,

"Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende compaixão de mim, pecador", repetida incessantemente.

Geralmente é associada com nossa respiração, de modo que ao inalarmos dizemos em voz alta ou silenciosamente, "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus", e ao exalarmos, "tende compaixão de mim, pecador".

Não há nada de mágico sobre essa fórmula particular, e ela pode ser modificada para satisfazer seu gosto ou estilo pessoal. Pode-se optar por qualquer fórmula que agrade e ao escolhê-la, ela vai funcionar do mesmo modo. Contudo, será melhor se for "rítmica", "ressonante" e "adequada". Algumas pessoas escolhem uma oração que se ajusta ao rítmo de seu passo enquanto caminham. Embora isso não seja necesário, algum rítmo é importante para fazer com que a oração seja "uma" conosco. Ressonância requer que a oração tenha suavidade e flua por si mesma. E "adequada" significa que estejamos confortáveis com a fórmula e não precisemos ficar procurando uma "melhor" a cada instante.

Podemos invocar o Nome de Jesus em diversos contextos, numa praia, no ônibus, numa fila, num parque, numa caminhada, ou solitários em casa... Cada pessoa há de encontrar a forma mais apropriada à sua oração individual. Contudo, qualquer que seja a forma usada, o coração e o centro da invocação devem ser o próprio santo Nome, a palavra Jesus.

Aí reside toda a força da invocação.A invocação do Nome deve trazer Jesus à nossa mente.

O Nome é o símbolo e o portador da pessoa de Cristo. De outra forma, a invocação do Nome seria mera idolatria verbal. "A letra mata mas o espírito vivifica" (2Cor3,6).

Pronunciar refletidamente o Nome de Jesus é conhecer que Nosso Senhor é tudo.

"O teu nome é como um bálsamo derramado" (Ct 1,2).


Os Padres do Deserto e a Oração de Jesus.

Para os Pais, uma oração é sempre uma fórmula curta.

Essa formula é chamada de "monologisto". Esta expressão vem de São João Clímaco (século 7).

Ele enfatizou que a oração tinha de ser curta, sem muitas palavras e pensamentos. Muitas palavras na oração desviam a atenção, disse ele.

Jesus também disse em Mateus 6, 6-8:
"Mas, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai, que é invisível. E teu Pai, que vê em secreto, te recompensará , Teu Pai sabe o que você precisa, antes de vós lho pedirdes. "

Os Pais nos desertos do Egito, já utilizavam a oração curta. Ela consistia em pronunciar um versículo do salmo 69 que diz:
"Salve-me, ó Deus" ou "Deus, ajuda-me " . Com esta oração, os monges também iniciavam os seus serviços religiosos.

Pai Macário , fundador do mosteiro de São Macario no Egito, responde à pergunta como orar do seguinte modo:
"Não se deve entregar longos discursos para orar. É suficiente para desdobrar as mãos e dizer: "Senhor, como você vê, como você sabe, tende misericórdia de mim '. E se a luta continua, então diga: "Senhor, venha me ajudar". "

Na verdade, a oração de Jesus olha para a paz interior do monge ou praticante da oração.A paz interior é uma característica do homem religioso ou da mulher que sente a proximidade de Deus.

No monaquismo Etíope encontramos a mesma fórmula.

Durante o mandato dos monges copta nos desertos do Egito, os monges cantam composições poéticas do Santo Nome de Jesus.
Invocar o Nome chama o ser que carrega este nome. Quando eu chamar a minha mãe ou meu pai, eu chamo o ser vivo que leva esse nome. Então eu vejo ele ou ela como se ela ou ele estava em pé diante de mim. Assim é com Jesus: quando me chamar, Ele vem e nos ajuda em todas as circunstâncias. "

São Bernardo diz que invocar o nome é a comida, luz e remédio.

Este crescimento na invocação do Santo Nome foi descrita por São João Clímaco. Ele escreveu um trabalho importante que é chamado: "A Escada Divina".

Neste trabalho, três termos importantes são reunidos pela primeira vez :

-- Nome de Jesus
-- Controle da respiração
-- Repouso interno.


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