-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 16 de março de 2010

A entrada no Céu e no Inferno

«38. Discípulo: "Como ocorre esta entrada da vontade no céu ou no inferno?"

Mestre: "Quando a base da vontade se submete a Deus, então ela mergulha de si mesma para lá de todo o lugar, onde só Deus está manifesto, opera e deseja, torna-se nada para si mesma, ou para a sua vontade, então Deus opera e deseja nela.

Sim, Deus habita nesta vontade resignada; este é o meio pela qual a alma é santificada, adentrando no repouso divino.

Quando o corpo está morto, a alma é totalmente penetrada e saturada pelo amor de Deus, totalmente iluminada pela luz de Deus; da mesma forma que o fogo inflama totalmente um ferro quente avermelhado, com o que perde a sua negritude.

Esta é a mão direita de Cristo; onde o amor de Deus possui completamente a alma, tornando-se uma luz brilhante, uma vida nova nela; assim, a alma está no céu, é um templo do Espírito Santo; sim, ela é, de fato, o exato céu de Deus, onde Ele habita.

Mas, o caso da alma fraca é o seguinte: Ela não irá deixar entrar a resignação divina na sua alma, durante esta vida, mas dará continuidade à sua luxúria e falsidade, na vontade do demónio.

Ela recebe em si nada mais do que fraqueza, mentiras, orgulho, avareza, inveja e ira, submetendo a sua vontade a eles.

Com isso, o elemento infernal manifesta-se e opera na alma, penetrando-a e dominando-a completamente, como faz o fogo num ferro quente avermelhado.

Esta alma não pode alcançar o repouso divino, pois a cólera de Deus está manifestada nela.

Portanto, quando o corpo morre, tem início o seu eterno desespero e aflição.

Pois, ela percebe e descobre que se tornou numa mera abominação que se auto atormenta, envergonhando-se de tentar entrar com a sua falsa vontade em Deus.

Não, ela não pode; pois está cativa na cólera, ela mesma não passa de cólera, onde se fechou através do desejo falso e demoníaco.

Ela vê que a luz de Deus não brilha nela, que o seu amor não a toca; consequentemente, há grandes trevas e uma angustiante, dolorosa fonte de fogo, que carrega o inferno nela mesma, não podendo alcançar a luz de Deus.

Ela habita em si mesma no inferno, não tem necessidade de entrar nele; pois, onde quer que esteja, ela está no inferno; ainda que ela se lance a muitas centenas de milhas do lugar onde esteja, ainda assim habitará na mesma propriedade e fonte das trevas.»

Jacob Boehme - Sobre a Vida Suprasensível

Sem comentários:

Enviar um comentário